Do Open Banking ao Open Finance: entenda o sistema financeiro aberto

Entenda o que é o Open Banking, sua evolução até o Open Finance e como ele empodera o consumidor! Apresentamos quais são os órgãos envolvidos, o objetivo da abertura de dados e quais os principais benefícios e desafios da implementação.
Do Open Banking ao Open Finance: entenda o sistema financeiro aberto
Data
Autor
Carlos Ragazzo, Morgana Tolentino e Bruna Cataldo
Produto
Compartilhar

O Open Finance tem sido apontado como a principal inovação regulatória de estímulo à competição no mercado nos últimos anos, pois trata da quebra do monopólio de dados no sistema financeiro a partir do empoderamento do consumidor de poder decidir quem terá acesso às suas informações – o que estimula a entrada de novos participantes, trazendo mais dinamismo ao mercado e competição via preços. 

Mesmo a competição tendo sido o principal objetivo dos pioneiros a adotá-lo, uma política de Open Finance apresenta outros desdobramentos, como induzir inovação. A abertura de dados no sistema financeiro também promete alterar de forma estrutural os produtos e serviços ofertados, bem como a relação com o cliente. Nesse sentido, é importante entender o contexto em que se implementa a política de dados abertos, de modo a avaliar potencialidades e desafios que acompanham tamanha mudança no setor e como ela afeta a relação do usuário com o sistema financeiro.

O White Paper se propõe a explicar os conceitos necessários para entender o Open Finance e a trajetória dessa política desde seu início como focado no setor bancário como  Open Banking. Explicamos os diferentes modelos de Open Finance, bem como seus benefícios e desafios tanto para o mercado como para o consumidor.

Neste White Paper você irá saber:

  • A origem do Open Banking como política regulatória;
  • O que é Open Finance, o sistema financeiro aberto;
  • Como se constrói a política de Open Finance;
  • Os desdobramentos futuros do Open Finance;
  • As oportunidades e benefícios do sistema financeiro aberto para o mercado e para o consumidor;
  • Os principais pontos de atenção em um projeto de Open Finance.

Para entender mais sobre o Open Banking e seus desdobramentos para o Open Finance, faça o download gratuito do Open Banking ao Open Finance: Entenda o sistema financeiro aberto.

Autores:

Carlos Ragazzo: professor da FGV-Rio, Presidente do Conselho do Instituto Propague e Ex-Superintendente Geral do CADE.

Morgana Tolentino: assistente de Pesquisa do Instituto Propague e mestranda em Economia.

Bruna Cataldo: pesquisadora do Instituto Propague e doutoranda em Economia.

Leia também nosso White Paper sobre Moedas digitais, baixe agora!

Confira também outros conteúdos sobre o assunto:

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!