Moedas digitais: entenda o que são criptomoedas, stablecoins e CBDCs

Baixe gratuitamente o white paper sobre moedas digitais. Com ele você vai aprender de modo simplificado sobre o universo das criptomoedas, stablecoins e CBDCs.
Moedas digitais: entenda o que são criptomoedas, stablecoins e CBDCs
Data
Autor
Carlos Ragazzo e Bruna Cataldo
Produto
Compartilhar

As moedas digitais têm recebido grande destaque nos debates do sistema financeiro devido ao crescimento do mercado e surgimento de uma variedade de categorias, como as criptomoedas, stablecoins e moedas digitais emitidas pelo Banco Central (CBDC).

A título de exemplo, a primeira criptomoeda foi lançada em 2009. Em 2021, pouco mais de uma década depois, já são quase 9 mil. A principal stablecoin do mercado (Tether) multiplicou sua capitalização mais de 13x entre fevereiro de 2020 e junho de 2021. O número de Bancos Centrais trabalhando ativamente para emitir uma moeda digital própria saiu de aproximadamente 33% em 2016 para 86% em 2020. Esses dados mostram a relevância do tema e a necessidade de compreendê-lo. A relevância das moedas digitais fica ainda mais tangível considerando a constante presença na mídia e trendings de rede social. 

Compreender moedas digitais, no entanto, não é tarefa simples. O desenvolvimento do mercado e da tecnologia trouxeram diferentes categorias com conceitos, objetivos, benefícios e desafios diferentes. Por isso, ao longo deste documento, cada um desses elementos é explicado de modo simplificado a fim de capacitar o leitor a consumir materiais sobre moedas digitais e a participar ativamente de discussões sobre esse mercado em crescimento.

Sobre os autores:

Carlos Ragazzo: Professor da FGV-Rio, Presidente do Conselho do Instituto Propague e ex-conselheiro do CADE

Bruna Cataldo: Pesquisadora do Instituto Propague e doutoranda em Economia

Leia também outros conteúdos do Propague sobre o assunto:

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!