Autoridade financeira da Coréia do Sul promove medidas para apoiar PMEs

Essenciais para as economias asiáticas, as pequenas e médias empresas foram fortemente impactadas pela pandemia. Tendo como foco suas fragilidades, a FSC revisou as normas para PMEs e lançou um fundo para reduzir seu endividamento.
Autoridade financeira da Coréia do Sul promove medidas para apoiar PMEs
Data
Autor
Equipe Propague
Produto
Compartilhar

As pequenas e médias empresas (PMEs), entendidas como empresas com menos de 250 funcionários, cumprem um papel central na economia sul coreana, contribuindo para geração de valor, emprego e renda.

De acordo com o Ministério das Pequenas e Médias empresas e das Startups, as PMEs respondem por cerca de 99% do total de empresas, sendo responsáveis por 82% do emprego e 48% das exportações.

As PMEs, entretanto, são justamente as empresas mais frágeis e que encontram maior dificuldade na hora de obter financiamentos e para cumprir os requisitos de conformidade com a regulação contábil e de auditoria. Não à toa, foram as que mais sofreram com os efeitos da pandemia, acumulando dívidas e falências.

Mirando essa situação, as autoridades sul coreanas estão colocando em prática projetos e iniciativas para facilitar a “vida” das PMEs e mitigar os efeitos do Covid-19.

PMEs coreanas contarão com fundo para reduzir seu endividamento

Com relação ao endividamento, a Comissão de Serviços Financeiros da Coréia do Sul (FSC) anunciou o New Start Fund, um programa de ajuste de dívidas para ajudar microempresas atingidas pela pandemia e proprietários de empresas autônomas.

No lançamento do fundo, 19 grupos do setor financeiro e instituições financeiras assinaram um memorando de entendimento e, a partir de 4 de outubro, a inscrição para o fundo passou a ser disponibilizada digitalmente no site do New Start Fund e em mais 76 locais físicos na Coréia.

O memorando foi preparado após uma série de consultas e comunicações entre o New Start Fund, o Credit Counseling and Recovery Service (CCRS) e instituições do setor financeiro. Os grupos participantes estão, agora, na fase final de coleta de acordos de cerca de 3.730 instituições financeiras que devem se inscrever para a parceria.

A otimização das regulamentações contábeis é uma das estratégias da FSC para dar suporte às PMEs

Além do endividamento e das dificuldades de acesso a crédito, as PMEs coreanas também sofrem para cumprir as regulamentações contábeis e de auditoria que foram projetadas e desenvolvidas com foco em grandes empresas, entidades cuja necessidade de proteção dos investidores é alta.

Consequentemente, essas empresas estão sujeitas a regulamentos semelhantes aos de grandes empresas, o que resulta em uma carga de conformidade relativamente maior sobre as PMEs, impondo mais encargos financeiros justamente às empresas que possuem menor rentabilidade.

Para enfrentar esse cenário, a FSC preparou medidas de revisão dos regulamentos contábeis para torná-los mais amigáveis às PMEs, facilitando a adequação dessas empresas às normas de conformidade.

As principais medidas incluem três iniciativas: a isenção de empresas listadas de pequeno porte da exigência de auditoria externa para seus sistemas de controle contábil interno; o lançamento e a operação de um centro de suporte contábil para na Korea Exchange (KRX); e a aplicação de um padrão de auditoria simplificado para pequenas empresas não listadas.

Em consonância com as melhorias regulatórias, a FSC também reforçará a responsabilidade dos executivos sobre o controle interno das práticas contábeis e elevará os incentivos para denúncias de fraudes contábeis dentro de uma empresa, aumentando o valor da recompensa para os denunciantes em três vezes.

 

Veja mais:

Inclusão financeira é prioridade para autoridades chinesas

Cripto na Coreia do Sul: reguladores planejam nova plataforma

Perspectivas do Open Banking para Pequenas Empresas

6 hábitos que melhoram a sua relação com o dinheiro

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!