Inclusão financeira é prioridade para autoridades chinesas

A China teve importantes avanços com relação a inclusão financeira, expandindo sua infraestrutura e serviços, além de consolidar um vigoroso ecossistema fintech. A expansão em relação à área rural, entretanto, ainda é um desafio.
Inclusão financeira é prioridade para autoridades chinesas
Data
Autor
Equipe Propague
Produto
Compartilhar

A Inclusão financeira é compreendida como a disponibilidade e igualdade de oportunidades no acesso a serviços financeiros tanto por pessoas físicas quanto jurídicas e tem recebido destaque global como pilar que precisa ser incentivado pelos países, sendo ponto de estudo e debate em diversos organismos multilaterais e grupos de países como G20, OCDE, Banco Mundial e outros.

Nesse sentido, nos últimos anos, as autoridades chinesas estão se debruçando sobre as questões e desafios para ampliar a inclusão financeira no país, caminhando para a universalização do acesso ao sistema financeiro.

Inclusão financeira é prioridade para autoridades chinesas

Esses esforços tiveram início em 2013, quando a inclusão financeira apareceu como uma estratégia nacional durante a Terceira Sessão Plenária. Nessa oportunidade, o 18º Comitê Central do CPC pediu o “aumento da inclusão do financiamento”.

Assim, em 2015, foi lançado o Plano de Avanço do Desenvolvimento da Inclusão Financeira (2016-2020), que traçou uma agenda para ampliar a disponibilidade, a captação e a qualidade dos produtos e serviços financeiros na China.

A ênfase do programa foi na expansão e aprofundamento da inclusão financeira para segmentos populacionais historicamente excluídos, total ou parcialmente, como micro e pequenas empresas (PMEs), residentes rurais, grupos urbanos de baixa renda, deficientes e idosos.

Além disso, as autoridades perceberam a necessidade de acelerar a adoção das tecnologias digitais nos serviços financeiros e de construir um ecossistema que aproximasse as instituições financeiras dos clientes.

Inclusão financeira e o setor fintech chinês: planos para o futuro

Assim, a inclusão financeira chinesa está ligada a ascensão do país como uma liderança em finanças digitais e tecnologia financeira. Como consequência, a integração da tecnologia digital e dos serviços financeiros permitiu que instituições financeiras tradicionais e os provedores de serviços financeiros da internet expandissem sua capacidade de explorar a demanda tradicionalmente não atendida e negligenciada.

Nesse sentido, para seguir avançando, o Banco do Povo da China (PBC) lançou, neste mês, o Plano de Desenvolvimento de Fintech (2022 a 2025). O plano foi formulado sob o esboço do 14º Plano Quinquenal (2021-2025) para o Desenvolvimento Econômico e Social Nacional e os Objetivos de Longo Alcance até o ano de 2035 da República Popular da China.

O Plano estabelece diretrizes sobre o desenvolvimento fintech em uma nova era, especificando as metas de desenvolvimento, as principais tarefas e as medidas de implementação para a transformação digital do setor financeiro.

Entre as diversas tarefas apresentadas, está o aprofundamento da inteligência de serviços financeiros e a construção de canais de serviço diversificados e integrados como caminho para fornecer às pessoas serviços financeiros digitais mais inclusivos, verdes e humanizados.

Desafios da inclusão financeira na China

A despeito desses avanços, as autoridades ainda enfrentam alguns problemas e desafios, como a inclusão financeira nas áreas rurais. Vale lembrar que a China é um país com dimensões continentais, marcado por importantes diferenças regionais e étnicas, com área remotas e de difícil acesso.

Além disso, a economia chinesa é historicamente marcada por um desequilíbrio entre o desenvolvimento urbano e rural. Com isso, não houve apenas um distanciamento da renda entre camponeses e trabalhadores urbanos, mas também no acesso a mercadorias e serviços, como os financeiros.

Para resolver a questão, a China tem empreendido esforços para revitalizar a área rural, focando no fornecimento de infraestrutura financeira e capacitação de talentos que possam dar conta das inovações de produtos e serviços financeiros em tais regiões. Considerando que ambos são grandes obstáculos para a oferta de serviços financeiros nas zonas rurais chinesas, a aposta é que tais movimentos já contribuam para a melhora da inclusão financeira.

 

Veja também:

Cidadania financeira: o que significa e qual a sua importância para o país

Educação financeira para o pequeno empreendedor: um esforço que compensa

Capacitação Financeira é imperativo para funcionários de Singapura

Transformações digitais: como o mercado de trabalho vai se adaptar? | Cashless Invites Rafael D’ávila

Cidadania financeira: relatório do BC traça panorama no Brasil

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!