DeFi: finanças descentralizadas crescem entre especialistas em criptoativos; entenda o que isso significa

DeFi é a nova sigla da moda entre os especialistas em blockchains e criptoativos, em especial porque as funcionalidades de finanças descentralizadas estão crescendo no mercado internacional. No Cashless dessa semana, explicamos o que é DeFi e o estado atual do mercado.
DeFi: finanças descentralizadas crescem entre especialistas em criptoativos; entenda o que isso significa
Data
Autor
Instituto Propague
Produto
Compartilhar

DeFi é a sigla em inglês para “decentralized finance”, que em português significa finanças descentralizadas. São plataformas que fazem uso de tecnologia blockchain para oferecer diversos tipos de serviços financeiros sem intermediários. No fim de 2020, foram colocadas pelo mercado internacional como tendência para 2021 e dados lançados em agosto mostram um crescimento relevante, ainda que concentrado em nichos de mercado. Para o futuro, há expectativa que as finanças descentralizadas se espalhem, inclusive no Brasil. 

No Cashless dessa semana explicamos o que é DeFi, explorando suas funcionalidades e riscos, e analisamos o crescimento dessas plataformas de finanças descentralizadas, indicado por dados lançados recentemente. Também comentamos os perfis de adesão ao modelo e exploramos como o Brasil se enquadra nessa tendência, em especial como o projeto de Real digital se relaciona com as DeFi.

Ouça o episódio no Spotify.

Apresentadores:

  • Carlos Ragazzo – Presidente do Conselho do Instituto Propague, Professor da FGV Rio e ex-conselheiro do CADE
  • Bruna Cataldo – Pesquisadora do Instituto Propague e doutoranda em economia

Confira mais conteúdos sobre o assunto:

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!