Stablecoins: solução cripto para pagamentos digitais mais eficientes

Você já ouviu falar em stablecoins, BRZ, CryptoBRL, ou Diem? Neste episódio do Cashless, explicamos o que são essas criptomoedas estáveis, qual o cenário de adoção no mercado e respostas regulatórias internacionais.
Data
Autor
Por Bernardo Piquet e Carlos Ragazzo – Instituto Propague
Produto
Compartilhar

As stablecoins são criptomoedas desenhadas para terem um valor constante em relação a outros ativos financeiros, como o dólar, o ouro, ou o real. Essas moedas digitais estáveis se diferenciam das das criptomoedas mais conhecidas, como o Bitcoin e o Ethereum, que têm alta volatilidade.

Até o momento, a principal função dessas moedas digitais tem sido solucionar fricções no próprio mercado de criptoativos, porém as stablecoins podem assumir um papel mais amplo no setor de pagamentos – tanto nacional quanto internacional. Em 2021, devemos assistir o lançamento do Diem, a proposta de stablecoins globais do Facebook, e também o avanço dos Estados para atualizar o marco regulatório e fornecer segurança jurídica para o mercado desses novos ativos.

O Cashless é o seu programa semanal para ficar por dentro dos principais debates do mundo financeiro, trazendo análises sobre inovação, tecnologia, regulação, concorrência e tendências do mercado.

Ouça o episódio no Spotify.

Apresentadores:

Carlos Ragazzo – Professor da FGV Rio e ex-conselheiro do CADE

Bernardo Piquet – Diretor do Instituto Propague

Confira outros conteúdos sobre o assunto:

CBDC: o que são as moedas digitais dos bancos centrais

Debates sobre moedas digitais avançam no mercado de pagamentos

Cryptocards – nova tendência em pagamentos?

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!