Fintechs: como surgiram e o que esperar para o futuro Reproduzir

Fintechs: como surgiram e o que esperar para o futuro

Inscreva-se

O que é uma fintech? Esta e outras dúvidas sobre como elas revolucionaram o mercado financeiro vão ser respondidas neste curso gratuito e online, que tem como objetivo explicar como os modelos de negócio se transformaram nos últimos anos, as principais regulações e o contexto econômico que ajudaram no surgimento das fintechs.

As fintechs geraram uma revolução no mercado financeiro e mudaram nosso relacionamento com os bancos. A forma como fazemos operações de crédito, pagamentos e investimentos não é mais a mesma e vai continuar se transformando conforme novas regulações e tecnologias surgem. Neste curso você vai entender todos esses processos e também as oportunidades que ainda estão por vir no mercado.

Fintech: o que é?

O Instituto Propague, think tank especializado em Sistema Financeiro, organizou esse curso para explicar o contexto do surgimento das fintechs – startups do mercado financeiro que revolucionaram o setor por meio da aplicação de novas tecnologias. Olharemos especificamente para aquelas que atuam nos processos de crédito, investimentos, pagamentos e banking.

Esse curso sobre mercado financeiro, e mais especificamente fintechs, aborda a forma como os modelos de negócio se transformaram ao longo dos anos e qual o impacto nos principais indicadores do mercado. Falaremos das principais regulações e como elas foram responsáveis por essas transformações, de forma simples e descomplicada. Ao final, trataremos também do futuro, trazendo as oportunidades do setor e do mercado de trabalho.

Com um total de seis módulos, esse curso online gratuito inclui aulas gravadas, materiais de leitura, vídeos e podcasts selecionados pelos especialistas do Instituto Propague para complementar o aprendizado.

Objetivos do Curso

Ao final do curso o aluno compreenderá:

  • O contexto de surgimento das fintechs;
  • As principais regulações que revolucionaram o mercado financeiro;
  • Exemplos de startups dos setores de crédito, investimentos, pagamentos e banking;
  • Como os modelos de negócio foram transformados nos últimos anos;
  • Os movimentos futuros dessas empresas no país.

Nível

O curso é de nível iniciante, de maneira que não é necessário nenhum conhecimento prévio para compreensão dos conteúdos ensinados.

Metodologia

Cada módulo tem um tema a ser trabalhado, e é composto de até duas aulas de no máximo 30 minutos em que as professoras explicam os principais conceitos desse tema. Para complementar o aprendizado, o aluno encontrará também materiais de leitura, vídeos ou podcasts cuidadosamente selecionados para cada um dos temas. Todo o conteúdo disponibilizado é fundamental para que o aluno possa compreender por completo o tema tratado.

As aulas são disponibilizadas por meio de nossa plataforma de ensino, que inclui também quizzes para testar a absorção do conteúdo e um fórum no qual os alunos podem compartilhar com os demais suas ideias, dúvidas e aprendizados.

Investimento

O curso é gratuito.

Carga horária

6 horas de duração.

Conteúdo

Módulo 1: Sistema Financeiro Nacional e o surgimento das fintechs

Entenderemos o que é o sistema financeiro nacional, o que são as fintechs e quais foram as transformações na regulação e na tecnologia que permitiram o seu surgimento.

Módulo 2: Mercado de pagamentos – da evolução das maquininhas aos pagamentos digitais

Estudaremos como a competição foi o motor para o crescimento da indústria de cartões, na chamada revolução das maquininhas, e como a aceleração da digitalização culminou no surgimento dos pagamentos digitais, como o Pix.

Módulo 3: O crescimento das plataformas de investimento e o impacto da pandemia

Identificaremos como o avanço das plataformas abriu espaço para um novo modelo de negócios que acelerou o processo de crescimento das fintechs e de que forma o perfil do investidor brasileiro mudou após a pandemia.

Módulo 4: Fintechs de crédito: uma nova forma de pegar empréstimos

Analisaremos o mercado de crédito e de que forma o seu modelo de negócios da época dos bancos tradicionais é aos poucos abandonado, abrindo espaço para um modelo em que as fintechs oferecem empréstimos a um novo nicho de consumidores e com excelente experiência.

Módulo 5: Como os bancos estão perdendo espaço para as fintechs

Trataremos da transformação do banking iniciada pelos bancos digitais a partir de inovações regulatórias que permitiram o internet banking e as contas digitais. Também explicaremos de que forma instituições não bancárias passaram a fazer parte desse mercado, causando uma nova disrupção.

Módulo 6: Oportunidades para o futuro nas fintechs: novas fronteiras do sistema financeiro

Olharemos para o futuro, para onde as fintechs estão mirando, de forma a entender as oportunidades no setor tanto para potenciais empreendedores quanto para quem deseja atuar nesse mercado e precisa conhecer as competências que estarão em alta.

Professores

Ana Flávia Accursio, Head de Ensino no Instituto Propague e Bruna Cataldo, Pesquisadora Sênior no Instituto Propague.

Público

Curiosos e interessados no mercado financeiro e no ecossistema de fintechs, como estudantes e empreendedores, além de pessoas que interagem com o assunto no seu cotidiano, como advogados e trabalhadores do setor financeiro.

Certificado

O curso possui certificado de participação assinado pelos diretores do Instituto Propague (IPP), para os alunos que completarem pelo menos 75% do conteúdo.

Processo de Inscrição

As inscrições podem ser feitas na plataforma do curso a qualquer momento e não há restrição de vagas. Você pode iniciar o curso agora mesmo e terminar no seu ritmo, sem limite de prazo para conclusão.

Se interessou por este curso?
Inscreva-se agora!

Inscreva-se

Bem-vindo ao site do Instituto Propague. Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies. Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade.

Aceitar