Busca avançada X

Áreas

Categorias

Ordernar por:

Cursos

Regulação e Concorrência no Sistema Financeiro

Em parceria com a UFMG, oferecemos um curso de extensão de 4 aulas em tempo real. Vamos abordar as principais discussões que tem acontecido no mercado financeiro nos âmbitos regulatório e concorrencial. Início: 23/06/2020.

Instituto ProPague + UFMG

jun 15, 2020

Compartilhe

Quer aprender sobre as principais discussões que tem acontecido no mercado financeiro nos âmbitos regulatório e concorrencial?

O Instituto ProPague, think tank especializado em Sistema Financeiro, em parceria com o departamento de Direito da UFMG, organizou um curso de extensão gratuito para introduzir os alunos aos principais conceitos, atores relevantes e movimentos regulatórios-concorrências pertinentes ao Sistema Financeiro Nacional.

Objetivo

Ao final do curso o aluno estará familiarizado com os principais movimentos de regulação e concorrência da atualidade, bem como terá domínio dos principais conceitos necessários para o aprofundamento nos estudos sobre o sistema financeiro.

Metodologia

Cada aula terá um breve material de estudo prévio, fundamental para que o aluno se capacite. Este material foi cuidadosamente separado e destacamos sua importância. As aulas serão dividida em três momentos: uma primeira parte destinada ao desenvolvimento de fluência no tema, o segundo momento para debate do material de leitura e por fim, a discussão sobre as inovações no mercado. Os alunos poderão participar com perguntas através do chat da plataforma.

Investimento

O curso é gratuito.

Agenda

1ª aula: 23/06/2020 – das 18 às 19h30

2ª aula: 25/06/2020 – das 18 às 19h30

3ª aula: 30/06/2020 – das 18 às 19h30

4ª aula: 02/07/2020 – das 18 às 19h30

Módulo 1: A construção do Sistema Financeiro e as recentes inovações

O aluno passará por uma jornada de aprendizagem sobre o Sistema Financeiro Nacional.

Módulo 2: Cashless – digitalização dos meios de pagamento

Aprofundando no processo de abertura do mercado e nos impactos concorrenciais decorrentes disso, o aluno será apresentado as mudanças que vêm acontecendo no mercado de pagamentos e ao que está por vir.

Módulo 3: Plataformas e perfis de investimento no Brasil

Será apresentado como a digitalização tem impactado os modelos de negócios de investimento e o movimento de concentração do mercado, e quais os perfis de investidores no Brasil.

Módulo 4: Os desafios para concessão de crédito no Brasil

O crédito é uma importante ferramenta econômica e social. Contudo, esse mercado possui alguns entraves estruturais e regulatórios para acesso ao crédito. Dessa forma, nessa aula iremos analisar quais são esses desafios, suas soluções e como a tecnologia tem contribuído nesse cenário.

Coordenadores

Rubia Neves:

Doutora em Direito Financeiro, Professora da Faculdade de Direito da UFMG.

Leandro Novais:

Doutor em Direito Econômico, Professor da Faculdade de Direito da UFMG e Procurador do Banco Central do Brasil.

Bernardo Piquet:

Advogado, Diretor do Instituto Propague e sócio da Stone Co.

Público

Advogados, acadêmicos, empreendedores, economistas, interessados no sistema financeiro e nas fintechs e interessados nos conceitos básicos do funcionamento e regulação de novas tecnologias financeiras.

Certificados

O curso possui certificado de 6 horas de extensão, assinados pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Instituto Propague (IPP).

Processo de Inscrição

Inscrições encerradas.

Quer ficar por dentro das discussões?

Inscreva-se para receber atualizações.