Crédito de metano: Brasil larga na dianteira no desenvolvimento de um novo mercado global

Juntamente com o mercado de carbono, a criação de um mercado global de crédito de metano pode ajudar na redução das emissões de gases de efeito estufa na atmosfera, combatendo, assim, as mudanças climáticas.
Crédito de metano: Brasil larga na dianteira no desenvolvimento de um novo mercado global
Data
Autor
Equipe Propague
Produto
Compartilhar

Quando se fala em sustentabilidade, visando a mitigação das mudanças climáticas, normalmente se remete à redução do dióxido de carbono (CO2). Tanto que, a criação de um mercado de crédito de carbono, surgiu como uma das estratégias de combate ao aquecimento global. Entretanto, esse é apenas um dos gases de efeito estufa. Além dele, o metano (CH4), é outro exemplo que igualmente pede atenção. E, assim, o desenvolvimento de um mercado de crédito de metano começa a ganhar forma no cenário internacional.

Afinal, o CH4 é o segundo componente principal do chamado efeito estufa, responsável por cerca de 30% do aquecimento global desde a era pré-industrial. Em sua maioria, ele é gerado na digestão de ruminantes (mamíferos herbívoros), bem como na decomposição de resíduos orgânicos, extração de petróleo e de gás natural. Além disso, sua capacidade de retenção de calor é muito maior que a do CO2.

E embora pareça algo novo, sem ocupar tanto espaço na pauta ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança) como o CO2, a preocupação com a emissão do CH4 ensejou, durante a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), em Glasgow (Escócia), a assinatura de um Acordo de Metano, na tentativa de diminuir, até 2030, as emissões em 30%.

Na sequência, um ano depois, quando da realização da COP27, em Sharm el-Sheikh, no Egito, o Brasil, por meio do Ministério do Meio Ambiente, deu o ponta pé inicial para a formação de um mercado de crédito de metano a nível global, com a assinatura de um documento com esse objetivo.

Expectativas com o crédito de metano

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a proposta para criar um mercado internacional de crédito de metano é algo inédito. Para reforçar a iniciativa, o documento foi entregue a Alok Sharkma e Sameh Shoukry, presidentes da COP26 e COP27 respectivamente, a representantes do Reino Unido e ao enviado dos Estados Unidos para o Clima, John Kerry.

Ainda de acordo com o Ministério, o texto contém especificações sobre como o financiamento da utilização do metano, em referência ao que acontece com o crédito de carbono, é capaz de ajudar na diminuição das emissões de CH4.

A ideia é de que as nações que assinaram o Acordo do Metano durante a COP26, em número superior a 100, possam cooperar entre si para que a meta de redução de emissão de gás metano em 30% seja alcançada no prazo estabelecido, ou seja até 2030.

O pioneirismo brasileiro na redução de gases de metano

Desde que o Acordo de Metano foi assinado, o Brasil foi o primeiro país a atuar para reduzir as emissões desse gás, criando, em março de 2022, o Programa Metano Zero.

Esse programa incentiva a produção e utilização do biogás e do biometano, gerado com base nos resíduos sólidos e orgânicos da atividade agrícola, pecuária e aterros sanitários. Essas são fontes de energia renovável, evitando, assim, a emissão do metano na atmosfera.

Nesse sentido, vale destacar que a agropecuária, assim como a extração de petróleo, é uma atividade econômica forte no país, produzindo, por sua vez, um volume considerável de metano.

A saber, com cerca de 20 milhões de toneladas, o Brasil é o 5º maior emissor global de metano, respondendo por 5,5% da ejeção desse gás na atmosfera, conforme os dados mais recentes do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG), do Observatório do Clima. Desse volume, 72% advêm da agropecuária.

Na sequência, em maio de 2022, foi definida a especificação para o crédito de metano no país, através da publicação do decreto Nº 11.075, criando o mercado regulatório brasileiro de crédito de carbono.

Pelo decreto, cabe aos ministérios do Meio Ambiente, da Fazenda e aos demais que tenham relação com o tema, propor planos setoriais de combate às mudanças climáticas, estabelecendo metas progressivas para redução de emissões de carbono e metano.

Conforme o Ministério do Meio Ambiente, o documento assinado na COP27 apresenta justamente o que foi desenvolvido no Brasil, com o objetivo de levar para os países signatário do Acordo de Metano a mesma solução.

Aliás, a constituição do crédito de metano foi endossada pela ISWA (sigla em inglês para Associação Internacional de Resíduos Sólidos), uma vez que a entidade reconhece que a ferramenta é um instrumento importante para assegurar a queda das emissões de CH4 e para o alcance das metas climáticas globais.

 

Veja mais:

Mercado de pagamentos: as oportunidades ante as mudanças climáticas

Economia sustentável: FMI disponibiliza dados para formulação de políticas econômicas

Sustentabilidade econômica: Mercosul debate transição para economia verde

Emissões de CO2 na mira da tecnologia bancária verde

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!