Ebook: Inclusão financeira e o perfil dos excluídos no Brasil

Ebook: Inclusão financeira e o perfil dos excluídos no Brasil

Pesquisa sobre inclusão financeira realizada em parceria com o Grupo de Direito, Economia e Concorrência (GDEC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A partir de trabalhos estatísticos com dados da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), o trabalho fomenta o debate sobre o sistema financeiro e inclusão social. Garanta já o seu ebook!

Download

O Instituto Propague estabeleceu uma parceria com o Grupo de Direito, Economia e Concorrência (GDEC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) a fim de fomentar estudos sobre os impactos do sistema financeiro na sociedade. O resultado da parceria é este ebook sobre inclusão financeira no Brasil.

O GDEC tem como foco estudar Defesa da Concorrência e Regulação Econômica no Brasil e no mundo a partir de uma ótica multidisciplinar que engloba a Economia e o Direito.

A pesquisa inédita trata da inclusão financeira através de uma investigação sobre as relações entre as características das famílias, o acesso à internet e o perfil de consumo de produtos de pagamento e bancários. A análise estatística foi feita com os dados da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF).

O tema é de grande relevância e o trabalho traz insights sobre o perfil dos excluídos, contribuindo para o avanço do debate público não só sobre o sistema financeiro, mas sobre inclusão social de uma forma mais ampla.

Não perca a oportunidade de acessar o conteúdo de forma gratuita!

Autores

Eduardo Pontual Ribeiro

Doutor e Mestre em Economia pela University of Illinois, Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Professor Titular da UFRJ e Coordenador do Grupo de Pesquisa em Direito, Economia e Concorrência (GDEC). Pesquisador do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Trabalhou no CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) como Vice-Economista-Chefe, Economista Chefe e Conselheiro no Tribunal.

Camila Cabral Pires-Alves

Doutora e Mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduada em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora Adjunta da UFRJ e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Direito, Economia e Concorrência (GDEC). Trabalhou no CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) como Economista-Chefe Adjunta e Economista-Chefe.

João Luiz Pondé

Doutor e Mestre em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas, Graduado em Economia pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é Professor Associado da UFRJ.

Luiz Carlos Delorme Prado

Doutor em Economia pelo Queen Mary College, University of London, Mestre em Engenharia de produção pela COPPE-UFRJ. Atualmente é Professor Adjunto da UFRJ. Trabalhou como conselheiro do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e foi Presidente do Conselho Federal de Economia.

Gustavo Henrique Costa Barbosa

Mestrando em Economia na UFRJ e graduado em Relações Econômicas Internacionais pela UFMG.

Webinar Cidadania e Inclusão Financeira: diagnóstico e políticas

Em março de 2021, organizamos um evento para discutir os conceitos de cidadania e inclusão financeira, quais os principais fatores que dificultam o acesso aos serviços financeiros no Brasil e como o Banco Central promove e monitora a cidadania financeira.

Os autores deste ebook apresentaram os resultados da pesquisa com um diagnóstico da exclusão financeira na última década. Além disso, tivemos a presença do Arnaldo Vitaliano, Chefe da Divisão de Estudos e Monitoramento no Departamento de Promoção da Cidadania Financeira do BC, trazendo a perspectiva do Banco Central, apresentando a agenda de Cidadania Financeira do BC e algumas medidas que este vem desenvolvendo para promover o melhor aproveitamento dos serviços financeiros por parte dos cidadãos brasileiros.

Assista na íntegra:

Ficou interessado? Inscreva-se para baixar o livro!

Bem-vindo ao site do Instituto Propague. Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies. Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade.

Aceitar