Clearing House: como funciona o CHIPS?

Fundado em 1970, o Clearing House Interbank Payments System compensa mais de US$ 2 trilhões por dia em pagamentos domésticos e internacionais, envolvendo aproximadamente 50 instituições financeiras.
Clearing House: explicando o CHIPS, o maior sistema privado global de pagamentos em dólares
Data
Autor
Equipe Propague
Produto
Compartilhar

*Atualizado no dia 06 de outubro de 2023.

No cenário dos pagamentos internacionais, o Clearing House Interbank Payments System (CHIPS), ou Sistema de Pagamentos Interbancários da Câmara de Compensação na tradução livre, é mais uma instituição que deve estar no radar de quem movimenta recursos com o exterior. Especialmente se envolver operações com os Estados Unidos (EUA).

Com sede em Nova York, o CHIPS é o maior sistema privado global de compensação de pagamentos exclusivamente na moeda norte-americana, diferentemente do código SWIFT, que trabalha com mais moedas, a exemplo do euro e do yuan. Outra diferença entre o CHIPS e o SWIFT é que o primeiro, também movimenta recursos além de fazer a transmissão de mensagens, enquanto o segundo apenas faz a comunicação padronizada entre as instituições

Dados institucionais apontam que, diariamente, são compensados e liquidados mais de US$ 2 trilhões em pagamentos domésticos e internacionais, envolvendo aproximadamente 50 instituições financeiras que participam diretamente da entidade.

Além disso, esse sistema pode ser visto como uma contrapartida do setor privado ao Fedwire, outro serviço de pagamentos existente nos EUA, sendo que operado pelo Federal Reserve (FED), o banco central do país.

A origem do Clearing House Interbank Payments System

O CHIPS foi fundado em 1970, sendo controlado pela New York Clearing House Association (NYCHA), a Associação da Câmara de Compensação de Nova York, uma associação bancária e empresa de pagamentos que pertence a alguns dos maiores bancos comerciais do mundo, reunindo, atualmente, 24 instituições.

Todos eles mantêm escritórios nos EUA e estão sujeitos à lei norte-americana, o que torna mais fácil para as autoridades exercerem seu poder legal. Entre esses bancos estão o Bank of America, Barclays, Citi, Deustsche Bank, HSBC, JP Morgan, Santander, Wells Fargo entre outros.

Apontado como o sistema de pagamentos mais experiente dos EUA, com um longo histórico, o CHIPS auxilia na liquidação das grandes transações multinacionais e internacionais em dólares sejam por meio de transferências eletrônicas, imagens de cheques, ACH (sigla em inglês para a rede de compensação bancária norte-americana) e pagamentos em tempo real.

CHIPS se destaca com a criação de uma rede de pagamentos em tempo real

Ademais, vale destacar que um grande marco para o Clearing House Interbank Payments System foi o lançamento, em novembro de 2017, da rede RTP. Essa ferramenta suporta a compensação e liquidação imediata de pagamentos, juntamente com a capacidade de trocar informações de pagamentos relacionadas em um mesmo canal seguro, atendendo clientes corporativos e de varejo.

A rede RTP foi a primeira nova infraestrutura de pagamentos central nos EUA em mais de 40 anos e alcança instituições financeiras que detêm 75% das contas de depósito à vista do país. A rede não é acessada apenas por membros do Clearing House, estando aberta a todas as instituições depositárias americanas com seguro federal.

Além de seu papel de operador, o CHIPS também realiza pesquisas e fornece conhecimento a fim de orientar a evolução do entendimento das partes, políticas públicas e legislação de pagamentos e do setor de serviços financeiros.

Como o CHIPS funciona?

O Clearing House Interbank Payments System utiliza um código de seis dígitos que contém todas as informações necessárias para identificar quem está transferindo o dinheiro. Dessa forma, identidade, endereço, número de roteamento, número de conta e assim por diante estão presentes nessa codificação.

A saber, os códigos são reconhecidos tanto em território norte-americano como internacionalmente, servindo para transações domésticas e globais enquanto movimenta fundos ao redor do mundo. Para isso, seu algoritmo patenteado combina e liquida os pagamentos, resultando em um processo de compensação eficiente.

Nesse sentido, o serviço está disponível no horário dos EUA sempre das 21h de um dia até às 17h do dia seguinte, totalizando 20 horas de operação. Durante esse período os bancos enviam e recebem pagamentos (bilaterais e multilaterais) em tempo real.

Vale destacar que às 15h o CHIPS costuma aumentar o limite de crédito dos bancos a fim de ajudar a limpar a fila de pagamentos não correspondidos. Às 17h o sistema não recebe mais pagamentos.

Na sequência, a partir desse horário, o CHIPS elimina os limites de crédito e libera e liquida pagamentos não resolvidos, assim como os de terceiros, enviando, das 18h30 até às 21h, todas as ordens de pagamentos aos bancos, utilizando para isso o Fedwire, sistema operado pelo Fed.

Apesar de mais barato do que o Fedwire, o que torna o Clearing House mais acessível a transações maiores, ele leva mais tempo para compensar.

Além dos bancos proprietários, o Banco da China, Banco do Brasil, State Bank of India, Société Générale (França), The Royal Bank of Scotland (Reino Unido), Bangkok Bank Public Company Limited (Tailândia), Mashreq Bank (Emirados Árabes Unidos), KBC Bank N.V. (Bélgica), UBS AG (Suíça) e The Bank of Tokyo-Mitsubishi UFJ, Ltd. (Japão) são exemplos de instituições financeiras que também utilizam o CHIPS.

 

Veja também:

Transferências internacionais: EBA Clearing, Swift e TCH unem forças para acelerar transações

Cips: conheça o sistema de pagamentos internacionais da China

Transferências internacionais ganham novas regras no Brasil

Futuro dos pagamentos: caminhos para adequação à era digital

Pix para pagamentos e remessas internacionais? Entenda como o projeto te beneficia

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!