O que é assessment e qual sua contribuição para a segurança da informação

Manter-se atualizado sobre vulnerabilidades e ameaças no ambiente tecnológico e organizacional, bem como acompanhar e testar processos e sistemas é fundamental para mitigar riscos e se proteger contra os ataques cibernéticos.
Data
Autor
Equipe Propague
Produto
Compartilhar

Assim como as transformações tecnológicas, as ameaças cibernéticas evoluem em igual velocidade, representando um risco substancial para setores como o financeiro. Por esse motivo, perceber o nível de maturidade das instituições sobre a questão é tão importante quanto acompanhar a evolução do mercado. Nesse contexto, manter-se atualizado sobre as vulnerabilidades e ameaças, além de desenvolver políticas de monitoramento e testes, é mais do que recomendado. Para isso, as organizações precisam entender o que é assessment e como ele pode contribuir para a segurança da informação.

É ainda mais importante em um momento em que as empresas estão envolvidas na implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e em processos de governança e conformidade, que fazem com que analisar a possibilidade de eventuais penalidades por conta da legislação ou ainda prejuízos relacionados a ataques cibernéticos torna-se crucial.

Afinal, diariamente, na relação das empresas com clientes e parceiros, há troca de dados pessoais e informações sensíveis, inclusive estratégicas, de modo que o nível de conhecimento e segurança dos processos e soluções tecnológicas adotados precisam ser constantemente avaliados.

O que é assessment?

Assessment corresponde ao processo de identificação dos riscos para as operações, ativos e indivíduos que fazem parte das corporações. Ou seja, ele reúne um conjunto de ferramentas capazes de apontar potenciais vulnerabilidades no ambiente organizacional, principalmente no âmbito tecnológico, e analisar o nível de maturidade de segurança da informação.

Nesse sentido, o assessment procura ir ao encontro de princípios básicos como confidencialidade, integridade, disponibilidade, autenticidade e legalidade dos dados, a fim de dar o tratamento correto àquilo que é coletado e armazenado. Isso também inclui o fato de como, quando e por quem as informações são acessadas.

A depender do escopo, ele também auxilia na criação de políticas de segurança e até mesmo programas com o objetivo de conscientizar e capacitar as pessoas na organização.

Benefícios para as organizações

A implementação de um sistema de assessment nas organizações traz uma série de benefícios. Obviamente, quanto mais abrangente ele for, as vantagens obtidas podem variar. Contudo, os principais benefícios são:

Identificação de falhas

Ao pôr em prática uma análise de vulnerabilidade, é possível identificar e expor as falhas e fragilidades que o ambiente organizacional, sobretudo a área de tecnologia da informação, possuem. Dessa forma, fica mais fácil implementar as correções necessárias, atuando de forma mais assertiva, proporcionando um ambiente mais seguro.

Ações mais alinhadas com as necessidades da empresa

Ao identificar as vulnerabilidades e potenciais ameaças nos processos e sistemas da empresa fica mais fácil agir sobre os pontos que pedem mais atenção, como redes, servidores, backups, firewall, softwares, assim como determinadas rotinas operacionais entre outros aspectos.

Melhores práticas de acesso

Com a implementação de um sistema de assessment é feita uma análise das configurações hierárquicas de acesso, assegurando níveis privilegiados somente a quem de direito.

Evolução da maturidade do ambiente tecnológico

A partir de relatórios gerados por meio do assessment, é possível traçar um plano mais assertivo para solução de problemas e sobre onde e como investir a fim de aumentar a maturidade da segurança do ambiente tecnológico e de informação.

Análise e atualizações de ativos

O assessment permite que a empresa obtenha um panorama de quais ativos de tecnologia da informação devem passar por atualizações, trazendo, dessa forma, um ambiente organizacional mais seguro.

Redução da ocorrência de problemas, reduzindo o gerenciamento de crises

Ao identificar os riscos para as operações, ativos e indivíduos que fazem parte das organizações, o assessment diminui o gerenciamento de crises, dado que se antecipará a potenciais danos e prejuízos na rotina organizacional.

Veja também:

Fraude, cibersegurança e o boom digital na pandemia 

Cibersegurança: Bancos apostam na educação digital para evitar fraudes

Fraude no e-commerce: aceleração digital nos pagamentos fez crescer ameaças e número de ocorrências, aponta relatório

Autenticação de dois fatores: o que é e como deixar as transações online mais seguras

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!