Pagamentos instantâneos já são uma realidade em países emergentes

Estados tomam a liderança na digitalização de pagamentos, a fim de promover inovação e inclusão financeira. Paquistão lança sistema de pagamentos instantâneos análogo ao Pix, enquanto autoridade nigeriana publica estrutura para arranjos de pagamentos com QR Code.
Data
Autor
Por Equipe ProPague
Produto
Compartilhar

O Pix já está muito falado desde seu lançamento em novembro de 2020. Mas o Banco Central do Brasil não foi a única autoridade monetária a criar um sistema próprio de pagamentos instantâneos digitais. Iniciativas para facilitar transferências online têm muito a contribuir em economias emergentes, em que o uso do dinheiro em espécie ainda é bastante disseminado, associado à economia informal.

| Saiba o que é e como funciona Pix com nosso podcast aqui.

Paquistão lança sistema de pagamentos instantâneos

Em 11 de janeiro, o governo paquistanês lançou o Raast, um sistema de pagamentos digitais instantâneos que deverá ser implementado em três fases até o início de 2022. O projeto foi desenvolvido por meio da colaboração entre o Banco Central do Paquistão e a Bill & Melinda Gates Foundation, com apoio internacional do Banco Mundial, do governo do Reino Unido e das Nações Unidas.

Alguns sistemas de transferências digitais implementados pelo setor privado já operam no país, a exemplo do JazzCash, mas o Raast é inédito ao conectar o governo com as instituições financeiras.

Segundo reportou a Reuters, os principais objetivos do governo são reduzir o uso do dinheiro em espécie e aumentar o controle contra a corrupção e a sonegação fiscal. O projeto também busca impulsionar a inserção de mulheres na economia formal.

| Veja também: “O papel dos Bancos Centrais na era dos pagamentos digitais”.

Nigéria define estrutura para pagamentos eletrônicos com QR Code

O Banco Central da Nigéria (BCN) publicou o guia de referência que define normas para a criação de arranjos de pagamentos com QR Code. A medida visa estabelecer padrões adequados de segurança e eficiência em pagamentos eletrônicos seguindo as melhores práticas internacionais.

A estrutura também define os participantes do sistema e elenca as responsabilidades de cada um: lojistas, consumidores finais, emissores, adquirentes e provedores de serviços de pagamentos (PSPs). O destaque é a exigência de interoperabilidade completa entre os diferentes esquemas de QR Code.

O documento publicado recentemente faz parte de uma agenda mais ampla do Banco Central nigeriano de modernização do sistema de pagamentos para promover inovação e inclusão financeira – reunida em torno do projeto Payments System Vision 2020.

Também em janeiro deste ano, o BCN publicou um documento estipulando as regras para operações do sandbox regulatório. Trata-se de um modelo de regulação que permite que fintechs possam testar novos produtos e serviços financeiros em um ambiente controlado.

Com o sandbox regulatório, o BCN espera aumentar a competição no mercado financeiro, elevar o potencial inovativo dos negócios voltados à inclusão financeira e reduzir o tempo de colocação no mercado de novos serviços, soluções e processos, garantindo a proteção do consumidor e a segurança e estabilidade do sistema de pagamentos na Nigéria.

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!