O Open Finance avança: o que o mercado de tecnologia vê como tendência? | Cashless Invites Rafael d’Ávila

Conversamos com o diretor para serviços financeiros da Microsoft Brasil, Rafael d’Ávila, sobre o Open Finance. O movimento regulatório é um projeto importante na agenda do Banco Central, mas seu desenvolvimento também está relacionado aos avanços no mercado de tecnologia. No episódio de hoje vamos explicar quais são as tendências.
O Open Finance avança: o que o mercado de tecnologia vê como tendência? | Cashless Invites Rafael d’Ávila
Data
Autor
Equipe Propague
Produto
Compartilhar

O Open Finance está avançando no Brasil e no mundo, sendo tendência regulatória internacional. As expectativas são de surgimento de novos produtos e melhores condições na oferta de serviços para o usuário. Esse avanço regulatório, no entanto, não acontece sozinho. Ele está intimamente ligado aos avanços do mercado de tecnologia, tanto por ser uma fonte para o desenvolvimento de novas soluções, como por depender da infraestrutura digital oferecida por ele.

Para trazer esse lado da discussão, o Cashless dessa semana conta com um convidado especial: Rafael d’Ávila, diretor para serviços financeiros da Microsoft Brasil. No episódio, Carlos Ragazzo e Bruna Cataldo conversam com Rafael sobre as tendências do mercado de tecnologia para o sistema financeiro, com foco nas aplicações de inteligência artificial e serviços de nuvem. Também exploram a atuação da Microsoft nessa frente e a relação das tendências com o avanço do Open Finance no Brasil e no mundo, passando por como essas transformações se relacionam com o mercado de trabalho em tecnologia.

Sobre o convidado: 

Rafael d’Ávila: diretor para a indústria de Serviços Financeiros na Microsoft Brasil desde janeiro de 2020, Rafael d’Ávila soma passagens em sua carreira pelas empresas Oracle, SAS e AWS. O executivo foi professor no curso de pós-graduação da PUC Minas em “Gestão Estratégica dos Processos de Negócios” e é formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC- RS) em Análise de Sistemas. Rafael possui mestrado em Engenharia de Operações pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e especialização em Business Administration pela Wharton School, nos Estados Unidos.

Ouça o episódio no Spotify.

Apresentadores:

  • Carlos Ragazzo – Professor da FGV-Rio, Presidente do Conselho do Instituto Propague e Ex-Superintendente Geral do CADE
  • Bruna Cataldo – Pesquisadora do Instituto Propague e doutoranda em economia

Confira mais conteúdos sobre o assunto:

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!