Open Insurance e Open Finance no Brasil: confira a relação e o impacto no sistema financeiro

Com anúncios da SUSEP sobre o Open Insurance, avança a agenda regulatória do Open Finance no Brasil, que começou com o Open Banking. No Cashless dessa semana explicamos essa trajetória para a abertura do sistema financeiro brasileiro.
Data
Autor
Instituto Propague
Produto
Compartilhar

No fim de julho deste ano (2021), o Open Insurance teve suas diretrizes e conselho anunciados pela SUSEP. Com o processo de abertura do mercado de seguros previsto para começar a implementação ainda este ano, começa a ganhar forma a agenda Open Finance no Brasil, uma abertura mais abrangente do sistema financeiro do país que começou com o movimento de Open Banking em fevereiro deste ano.

No Cashless dessa semana, explicamos o Open Insurance passando pelos seus princípios, possíveis benefícios e similaridades e diferenças com o Open Banking. Também falamos sobre as Sociedades Iniciadoras de Serviços de Seguro (SISS), um dos desdobramentos da abertura de mercado de seguros que tem recebido maior destaque. Por fim, analisamos a coordenação dos movimentos de Open Insurance e Open Banking, como isso dá o tom para um Open Finance no Brasil e onde isso coloca o país no cenário internacional.

Ouça o episódio no Spotify.

Apresentadores:

  • Carlos Ragazzo – Presidente do Conselho do Instituto Propague, Professor da FGV Rio e ex-conselheiro do CADE
  • Bruna Cataldo – Pesquisadora do Instituto Propague e doutoranda em economia

Confira mais conteúdos sobre o assunto:

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!