Regulação de tarifas de cartão: o debate internacional atual e para onde está indo

Diversos países pelo mundo aplicam tetos para limitar a tarifa de intercâmbio. O próximo passo são as tarifas de bandeira? Acompanhe o debate regulatório sobre tarifas de cartão.
Regulação de tarifas de cartão: o debate internacional atual e para onde está indo
Data
Autor
Equipe Propague
Produto
Compartilhar

Na última década, o mercado de cartões cresceu aceleradamente tanto no Brasil como no mundo. Entretanto, o crescimento tem trazido novas questões para debate entre os reguladores em relação a práticas que podem ser consideradas anticompetitivas e que estão presentes no mercado.

Por isso, ao redor do mundo, vem sendo implementados tetos para certas tarifas cobradas no setor , de modo a preservar o bem-estar social e a efetiva concorrência no mercado.

Nesta Carta, trouxemos os principais debates e políticas vigentes em diferentes países, assim como os que estão sendo iniciados e podem gerar uma nova rodada de medidas, e como o Brasil vem se posicionando nesse sentido.

Ao ler a análise você irá entender:

  1. Precificação no mercado de cartões e o uso de teto de tarifa;
  2. Mercado de plataforma e precificação nos arranjos de cartões de pagamentos;
  3. Política de teto na tarifa de intercâmbio: justificativas e limitações;
  4. Políticas de cap na tarifa de intercâmbio pelo mundo (Austrália, Canadá, União Europeia, Reino Unido, México e Chile);
  5. O debate de teto nas tarifas de intercâmbio no Brasil;
  6. Os debates atuais sobre uso de tetos como política.
Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!