O crescimento do comércio eletrônico como parte do processo de digitalização da sociedade tem transformado o modelo de negócios do varejo desde antes da pandemia, mas ela acelerou o movimento. As transformações vão desde a adesão ao comércio eletrônico por parte de quem estava apenas no físico, à busca por alternativas na experiência do usuário nas lojas. Um destaque do processo são os marketplaces: o volume de vendas nesse modelo cresceu 81% em 2020 contra 40% do comércio eletrônico como um todo considerando dados globais.
Essas mudanças estão associadas não só ao contexto de digitalização e pandemia, mas uma mudança nas demandas do consumidor: ele está cada vez mais em busca de personalização e facilidades no processo de compras. Esse movimento é internacional, mas não tem sido diferente no Brasil.
O Cashless é o seu programa semanal para ficar por dentro dos principais debates do mundo financeiro, trazendo análises sobre inovação, tecnologia, regulação, concorrência e tendências do mercado.
Ouça o episódio no Spotify.
Apresentadores:
Carlos Ragazzo – Presidente do Conselho do Instituto ProPague, Professor da FGV Rio e ex-conselheiro do CADE
Bruna Cataldo – Pesquisadora do Instituto ProPague e doutoranda em economia
Confira outros conteúdos sobre o assunto:
E-commerce no Brasil: cresce mercado para pagamentos digitais pós-COVID
Desafios e oportunidades financeiras para empreendedores no Brasil
Registradora de recebíveis e as oportunidades no mercado de adquirência