Comércio eletrônico e marketplaces: varejo tem mudança no modelo de negócios

O comércio eletrônico ganhou espaço durante a pandemia e acelerou mudanças no modelo de negócios do varejo. As mudanças também estão associadas a uma maior busca por facilidade durante o processo de compra.
Data
Autor
Instituto Propague
Produto
Compartilhar

O crescimento do comércio eletrônico como parte do processo de digitalização da sociedade tem transformado o modelo de negócios do varejo desde antes da pandemia, mas ela acelerou o movimento. As transformações vão desde a adesão ao comércio eletrônico por parte de quem estava apenas no físico, à busca por alternativas na experiência do usuário nas lojas. Um destaque do processo são os marketplaces: o volume de vendas nesse modelo cresceu 81% em 2020 contra 40% do comércio eletrônico como um todo considerando dados globais.

Essas mudanças estão associadas não só ao contexto de digitalização e pandemia, mas uma mudança nas demandas do consumidor: ele está cada vez mais em busca de personalização e facilidades no processo de compras. Esse movimento é internacional, mas não tem sido diferente no Brasil.

O Cashless é o seu programa semanal para ficar por dentro dos principais debates do mundo financeiro, trazendo análises sobre inovação, tecnologia, regulação, concorrência e tendências do mercado.

Ouça o episódio no Spotify.

Apresentadores:

Carlos Ragazzo – Presidente do Conselho do Instituto ProPague, Professor da FGV Rio e ex-conselheiro do CADE

Bruna Cataldo – Pesquisadora do Instituto ProPague e doutoranda em economia

Confira outros conteúdos sobre o assunto:

E-commerce no Brasil: cresce mercado para pagamentos digitais pós-COVID

Os Impactos do PIX para PJ

Desafios e oportunidades financeiras para empreendedores no Brasil

Registradora de recebíveis e as oportunidades no mercado de adquirência

Personalização de pagamentos

O avanço das carteiras digitais

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!