Limite Pix: ajuste do valor e outras novidades do BC

Personalização do limite para Pix e alterações de dados cadastrais são as últimas funcionalidades adicionadas pelo Banco Central para promover a adesão do público ao sistema de pagamento instantâneo. A expectativa para maio é que o Pix Cobrança finalmente saia do papel.
Data
Autor
Instituto Propague
Produto
Compartilhar

Usuários podem gerenciar o limite das transações Pix pelo próprio aplicativo da instituição financeira. Essa é a mudança mais recente entre as novas regras e funcionalidades criadas pelo Banco Central para ampliar as possibilidades de uso do arranjo de pagamentos e melhorar a experiência dos usuários.

Em 1º de março de 2021, entrou em vigor a regra que obriga as instituições financeiras a igualar o limite máximo para uma transferência pelo Pix ao limite da TED, mas ainda não era possível personalizar esses valores.

A partir de abril, os próprios usuários podem solicitar mudanças no limite de segurança do Pix. Pedidos para reduzir o limite devem ser acatados instantaneamente. Já as solicitações para aumentá-lo ficam sujeitas à avaliação da instituição financeira, visando preservar a segurança dos usuários.

As instituições financeiras estão proibidas de restringir a quantidade de transferências Pix que os clientes recebem ou enviam, desde que o valor diário transacionado não ultrapasse o limite de segurança. Esse teto é definido pelas instituições de acordo com o dia da semana e horário da transação, titularidade da conta e canal de acesso, seguindo a Instrução Normativa BCB Nº 20.

| Podcast: Novos dados do Pix: resultados do BC mostram crescimento nas transações

Novidades Pix: alteração dos dados e inclusão do nome social

A integração da agenda de contatos telefônicos à área Pix dos aplicativos de banking também passou a valer em abril. Com isso, os usuários que cadastraram chaves Pix com o número do celular ou com o e-mail podem ser facilmente encontrados pelos seus contatos. Caso uma pessoa não deseje aparecer na agenda telefônica do Pix, pode solicitar a exclusão da chave Pix com seu número de celular e cadastrar uma nova chave de outro tipo (CPF ou aleatória).

Outra novidade que passa a valer em abril de 2021 é a possibilidade de alteração dos dados cadastrais associados às chaves Pix: nome completo de pessoa física, nome empresarial ou título (fantasia) da empresa e os números da agência e da conta transacional.

Com esta regra, será possível vincular o Nome Social ao cadastro Pix que aparece ao receber ou enviar uma transferência. Pessoas que alteram o nome civil por ocasião de casamento também se beneficiam com a novidade.

Pix Cobrança: funcionalidade permitirá pagamentos com vencimentos

A partir de 14 de maio deve ser implementado o Pix Cobrança com vencimentos em data futura, que funcionará como um boleto. Com essa funcionalidade, será possível emitir QR Codes para iniciar a transação Pix em uma data posterior ao recebimento da cobrança, incluindo a previsão de juros e multa em caso de atraso no pagamento.

Por enquanto, o Pix Cobrança, iniciado por QR Code ou Pix Copia e Cola, está disponível apenas para pagamentos imediatos, que exigem que o pagador tenha saldo em conta no momento da cobrança. O Banco Central já adiou duas vezes o Pix Cobrança com vencimento futuro sem explicar o motivo, porém determinou que as instituições que já estavam oferecendo o serviço têm até dia 30 de abril para finalizar a validação de QR Codes.

| Leia também:
Pagamentos instantâneos já são uma realidade em países emergentes
Pix: potencial motor de inclusão financeira
Whatsapp Pay: o que esperar após autorização do BC

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!