Maquininha de cartão no celular: como funciona e o que representa para o mercado de pagamentos

As inovações tecnológicas na indústria de pagamentos não param. Descubra por que essa nova aposta pode revolucionar o setor, utilizando a modalidade de pagamento que mais cresce no país: as transações por aproximação.
Maquininha de cartão no celular: como funciona e o que representa para o mercado de pagamentos
Data
Autor
Equipe Propague
Produto
Compartilhar

Foi-se o tempo em que as pessoas portavam uma carteira recheada de dinheiro. Desde o advento dos cartões, os consumidores aderiram ao uso dessa tecnologia  para pagar por produtos e serviços. Com o passar dos anos, inovações foram surgindo nas maquininhas de cartão, como leitores de tarja magnética, evoluindo para as de leitores de chip, chegando às maquininhas conectadas à internet móvel e que aceitam pagamento por aproximação (via NFC).

Agora, tudo indica que a nova tendência no mercado de pagamentos seja a adoção das maquininhas de cartão no celular. Com o avanço tecnológico, as maquininhas como conhecemos, que operam através de POS (sigla em inglês para Sistema de Ponto de Venda), que permite a transferência entre contas, tendem a dar lugar a dispositivos com a tecnologia mPOS ou Sistema de Ponto de Venda Móvel, integrado aos smartphones.

Em outras palavras, por meio de um simples aplicativo, os smartphones podem se transformar em uma maquininha de cartão, facilitando a vida de comerciantes e prestadores de serviços.

Considerando a evolução das vendas com cartão por aproximação, que é a tecnologia de pagamento que mais cresce hoje no país, pode se esperar que a maquininha de cartão no celular tenha vindo para ficar. Especialmente entre os pequenos empreendedores, que podem tê-la em qualquer hora e lugar.

Para se ter uma ideia, segundo a Abecs, que representa as empresas do setor de meios de pagamentos eletrônicos no Brasil, só no primeiro trimestre de 2022, as transações sem contato cresceram 474% ante igual período de 2021. Um salto que por si só já justifica a ampla adesão do mercado à maquininha de cartão pelo celular. Mas afinal, como ela funciona, quais os benefícios e que exemplos práticos já se tem dessa tecnologia?

Como funciona a maquininha de cartão no celular

Conforme mencionado, o celular pode ser transformado em uma maquininha de cartão mediante um simples aplicativo. A solução é fornecida por empresas processadoras de pagamentos, conhecidas no Brasil como adquirentes, e é desenvolvida para aceitar pagamentos por aproximação, sejam de débito ou de crédito, sem a necessidade de qualquer outro dispositivo acoplado ao smartphone.

Dessa forma, comerciantes e prestadores de serviço conseguem receber pagamentos de qualquer lugar, sem a necessidade das tradicionais maquininhas de cartão.

No entanto, além do aplicativo instalado, o smartphone do estabelecimento precisa ter a tecnologia NFC disponível, viabilizando pagamentos por aproximação. Aliás, com a chegada da conexão 5G, os pagamentos com cartão utilizando o celular como maquininha tendem a ser ainda mais rápidos, estimulando ainda mais o uso dessa tecnologia.

Para receber o pagamento do cliente, basta o lojista ou prestador de serviços abrir o aplicativo, digitar o valor, confirmar e, em seguida, solicitar que o consumidor encoste o seu cartão físico ou celular com tecnologia NFC na parte de trás do smartphone do estabelecimento.

Feito isso, o pagamento por aproximação é processado do mesmo modo que ocorreria ao utilizar uma maquininha de cartão convencional.

Vale ressaltar que, por enquanto, apenas aparelhos com o sistema operacional Android costumam aceitar as soluções que permitem transformá-los em uma maquininha de cartão.

Principais benefícios da maquininha de cartão no celular

Estas são algumas vantagens que a maquininha de cartão no celular pode proporcionar para um negócio:

  • Baixo custo: com um aplicativo que transforma o celular em uma maquininha de cartão, não é preciso investir em outros equipamentos para iniciar o processamento de transações. Além disso, os provedores do serviço não costumam cobrar mensalidade;
  • Conveniência: lojistas e prestadores de serviços podem receber pagamentos a qualquer hora e em qualquer lugar, alcançando principalmente consumidores que não costumam carregar dinheiro e preferem pagar por aproximação;
  • Comprovantes digitais: possibilita que recibos digitais sejam rapidamente enviados aos clientes, através de SMS ou e-mail;
  • Escalabilidade: geralmente os aplicativos mPOS são baseados em nuvem, sendo uma excelente opção sobretudo para empresas em crescimento;
  • Experiência do cliente otimizada: ajuda a concluir a compra mais rapidamente, evitando longos tempos de espera nas filas de caixa; e
  • Mais segurança: como os dados costumam ser armazenados em nuvem, os aplicativos mPOS melhoram a segurança porque as transações são criptografadas e o celular do estabelecimento não guarda dados do cliente.

Exemplos de uso da maquininha de cartão no celular no Brasil

Celulares que funcionam como uma maquininha de cartão  já são realidade no Brasil. Há pelo menos dois anos, alguns bancos digitais e fintechs iniciaram o desenvolvimento de aplicativos mPOS ou já lançaram suas soluções no mercado nacional, revolucionando a indústria de pagamentos.

Uma das primeiras ferramentas do gênero em operação, e que pode servir de exemplo, é o aplicativo TapTon, lançado em meados de 2021. Por meio dele, o consumidor pode pagar por um produto ou serviço aproximando o seu cartão físico ou smartphone com NFC ao celular do estabelecimento que o tenha instalado, agilizando, assim, as transações.

A ferramenta, desenvolvida pela Ton, braço da Stone, foi disponibilizada inicialmente para o sistema operacional Android 9 ou superior e aceita pagamentos no débito e no crédito. Além disso, não cobra mensalidade, já que é usado o próprio celular do comerciante para inicializar o pagamento. No entanto, ainda existem as costumeiras taxas sobre o valor de cada operação.

Adicionalmente, o aplicativo traz algumas funcionalidades para ajudar na administração do negócio. Entre elas estão catálogo de produtos e serviços online, calculadora de taxas e geração de consultas e extratos.

Recentemente, a solução passou por atualizações expandindo a aceitação de bandeiras de cartão e eliminado o limite de valor por transação. Antes, o teto era de R$ 200. Ademais, vale ressaltar que relógios inteligentes, os chamados smart watches, com Android, também podem ser utilizados nas operações.

Como hoje em dia a maioria dos celulares já possui a tecnologia NFC, espera-se que logo os aplicativos mPOS ganhem força no país, estimulando os pagamentos sem contato e resultando em mais avanços para o mercado de pagamentos.

Leia mais:

Maquininha de cartão aumenta presença nos pequenos negócios durante a pandemia

Meios de pagamentos: Pix e cartões se destacam e aumenta uso da maquininha de cartão

Meios de pagamento no Brasil: avança o uso do cartão de crédito e débito

Pagamentos: como as tendências do mercado influenciam as diferentes gerações de consumidores

Estatísticas dos meios de pagamento no Brasil revelam novos padrões

 

Confira também:

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!