Maquininhas de cartão: base de usuários via celular será quase 5 vezes maior até 2027

A adesão dos dois maiores sistemas operacionais para dispositivos móveis à solução e o crescimento contínuo dos pagamentos por aproximação são os dois principais fatores para a popularização da maquininha de cartão no celular.
Maquininhas de cartão: base de usuários via celular será quase 5 vezes maior até 2027
Data
Autor
Equipe Propague
Produto
Compartilhar

Ao eliminar a necessidade do hardware tradicional, as maquininhas de cartão habilitadas no smartphone se configuram como uma proposta atraente para varejistas e prestadores de serviços. Essa inovação pode trazer benefícios tanto na redução de custos, quanto na maior oferta de conveniência e mobilidade para esse nicho de comércio. A atratividade é tanta que, segundo uma nova pesquisa da Juniper Research, a projeção do número de empreendedores que implantarão o serviço crescerá quase cinco vezes globalmente nos próximos cinco anos.

Enquanto ao fim de 2022 a projeção é de que seis milhões de comerciantes estejam utilizando a maquininha de cartão em dispositivos móveis em todo o mundo, em 2027, esse contingente ultrapassará 34,5 milhões, representando um crescimento de 475%.

A nova aposta se dá aos smartphones e tablets que podem ser transformados em maquininhas de cartão graças aos terminais Soft POS ou Mobile POS, que, diferentemente dos terminais tradicionais, baseados em hardware, são apoiados em softwares ou aplicativos, que permitem aceitar pagamentos sem contato por meio dos dispositivos móveis, utilizando a tecnologia NFC, ou seja, por campo de proximidade.

De acordo com a publicação, tendo em vista que a adoção desse tipo de solução representa o início de uma mudança fundamental e disruptiva no cenário dos pagamentos eletrônicos via terminais POS (sigla em inglês para Sistema de Ponto de Venda), haverá um aumento expressivo na colaboração de desenvolvedores de POS tradicionais a fim de criar suas próprias soluções Soft POS. Do mesmo modo, espera-se que o número de fornecedores focados exclusivamente no desenvolvimento de soluções Soft POS também apresente crescimento.

Entenda como funcionam as maquinhas de cartão no celular clicando aqui!

Adesão dos principais sistemas operacionais móveis

Para os autores da pesquisa, existem dois fatores fundamentais a considerar na projeção de um cenário tão promissor para esse surto de popularidade das maquininhas de cartão no celular. O primeiro deles, apontam, é a adesão dos dois principais desenvolvedores de sistemas operacionais para dispositivos móveis ao Soft POS.

Até então, embora as soluções tenham se limitado ao Android como sistema operacional por anos, recentemente, a decisão do desenvolvedor do iOS, ao permitir que terceiros criem aplicações Soft POS aproveitando recursos NFC desse sistema, resultará em uma abundância de serviços específicos para ele.

Ainda conforme a pesquisa, com esse crescimento de soluções focadas em iOS, a previsão é de que 1,2 bilhão de comerciantes e prestadores de serviços em todo o mundo, que possuem dispositivos móveis compatíveis com esse sistema, passem a usar seus smartphones e tablets como maquininhas de cartão, desbloqueando, assim, um mercado anteriormente inexplorado.

Nesse contexto, o estudo da Juniper tem como expectativa que os fornecedores de Soft POS aproveitem o ecossistema iOS de pagamentos, o que inclui a carteira digital e Buy Now Pay Later, desenvolvendo aplicações inovadoras, indo além dos pagamentos sem contato. Nesse sentido, pode ser adicionado, por exemplo, a aceitação integrada de pagamentos por QR Code a fim de atrair uma base de usuários mais ampla.

Aumento dos pagamentos sem contato e o reflexo sobre as maquininhas de cartão

O segundo fator considerado pela pesquisa na projeção desse aumento exponencial no uso de dispositivos móveis como maquininhas de cartão é o crescimento da adoção dos pagamentos sem contato, ou, popularmente conhecidos por pagamentos por aproximação. A projeção global, diz o estudo, é de que o volume de pagamentos por aproximação salte de 195 bilhões, em 2022, para 408 bilhões em 2027, um acréscimo de 109%.

Aqui no Brasil, os dados mais recentes, conforme a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), revelam que os pagamentos sem contato deram um salto enorme no primeiro semestre de 2022. De acordo com a entidade, a modalidade somou 4,6 bilhões de transações nos seis primeiros meses do ano, um avanço da ordem de 350% sobre igual período de 2021.

Portanto, diante desse cenário de crescimento contínuo dos pagamentos por aproximação, a Juniper acredita que os consumidores esperarão a aceitação sem contato como padrão, forçando os comerciantes, principalmente os menores, a adotarem soluções de Soft POS.

Para a empresa, os empreendedores adotarão esse tipo de solução baseados, principalmente, na economia de custos obtida com a eliminação da necessidade de hardware adicional, bem como nas vantagens de mobilidade em relação ao POS tradicional.

Além disso, a pesquisa recomenda que os fornecedores de soluções para transformar dispositivos móveis em maquininhas de cartão procurem segmentar os comerciantes, projetando aplicações que atendam às necessidades inerentes a cada porte e modelo de negócio.

Veja ainda:

Maquininha de cartão aumenta presença nos pequenos negócios durante a pandemia

Meios de pagamentos: Pix e cartões se destacam e aumenta uso da maquininha de cartão

Pagamentos: como as tendências do mercado influenciam as diferentes gerações de consumidores

Meios de pagamento no Brasil: avança o uso do cartão de crédito e débito

Aplicativos financeiros: downloads cresceram 175% no Brasil nos últimos 4 anos

 

Confira também:

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!