Pagamentos internacionais avançam no Sudeste Asiático

O bloco econômico ASEAN nasceu para fomentar o desenvolvimento regional e vê na ampliação dos pagamentos internacionais um caminho para aproveitar as oportunidades de comércio e explorar as novas tecnologias financeiras.
Pagamentos internacionais avançam no Sudeste Asiático
Data
Autor
Equipe Propague
Produto
Compartilhar

Nos últimos anos, a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) tem apostado nos pagamentos internacionais como caminho para acelerar o crescimento regional. O bloco tem uma estratégia voltada para garantir o avanço da conectividade na região: o “Master Plan on ASEAN connectivity 2025” (Plano Principal de Conectividade da ASEAN 2025, em tradução livre), que foi apresentado em 2017 e detalha a estratégia a ser adotada pelos países membros e os desafios encontrados para a conectividades da região.

O plano destaca que a conectividade da ASEAN deve levar em conta as tendências econômicas locais, como a emergência de tecnologias disruptivas, a inclusão da crescente da classe consumidora, que deve dobrar nos próximos 15 anos, e o movimento migratório de mais de 90 milhões de pessoas para cidades até 2030.

A estratégia implica que os países membros se comprometam com o desenvolvimento da infraestrutura necessária para liquidar essas transações. Isto é, os governos locais precisam viabilizar toda a infraestrutura para garantir a conectividade entre os países, como a ampliação do acesso à internet e dos sistemas móveis. Além disso, as autoridades precisam criar as institucionalidades para os pagamentos internacionais, como a ligação dos sistemas nacionais de pagamentos.

Nesse processo, autoridades monetárias cumprem um papel importante e têm estado a frente de diversas iniciativas envolvendo bancos centrais e instituições públicas e privadas no sudeste asiático. Parte desses projetos passam por conectar diferentes plataformas de pagamentos digitais.

Pagamentos internacionais são parte do plano para conectividade

A estratégia do Master Plan on ASEAN connectivity 2025 aponta cinco áreas principais: infraestrutura sustentável, inovação digital, logística, mobilidade de pessoas e regulação. Especificamente para a área de inovação digital, o plano destaca a necessidade de quadros regulamentares para os novos serviços digitais, a gestão de dados, apoio as práticas de open data e inclusão digital das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs).

Nesse sentido, a digitalização dos serviços financeiros, como pagamentos internacionais, é vista como um caminho para promover o comércio digital entre os países, melhorando as transações entre fornecedores e clientes, sobretudo, nos mercados explorados pelas MPMEs.

Além disso, a ASEAN entende que as tecnologias para pagamentos internacionais são uma das áreas com potencial para colocar a região na vanguarda da mudança tecnológica, dado a sua importância para diversos setores da economia.

Assim, o plano publicado em 2017 buscou servir como diretriz para instituições e autoridades do sudeste asiático. Desde então, diversas iniciativas foram colocadas em prática, reforçando a trajetória recente de ampliar a conectividade regional.

Indonésia, Malásia, Filipinas, Singapura e Tailândia selam cooperação em conectividade de pagamentos internacionais

Seguindo as diretrizes do plano, os Bancos Centrais da Indonésia, Malásia, Filipinas, Singapura e Tailândia anunciaram um projeto conjunto para ampliar a conectividade dos sistemas de pagamento.

De acordo com anúncio feito pela Autoridade Monetária de Singapura, o acordo está em consonância com a abordagem pragmática da ASEAN para aprofundar a integração através de acordos mutuamente benéficos, promovendo laços regionais mais fortes por meio de pagamentos internacionais rápidos, contínuos e mais acessíveis.

A cooperação foi formalizada em 14 de novembro de 2022, com assinatura do Memorando de Entendimento (MOU) sobre Cooperação em Conectividade de Pagamentos Regionais (RPC).

A expectativa é de que o RPC contribua para acelerar a recuperação econômica regional e promova o crescimento inclusivo, apoiando o comércio transfronteiriço, envios de remessas, o turismo e um ecossistema financeiro mais inclusivo. Além de facilitar a participação das MPMEs nos mercados internacionais.

Até o momento, os pagamentos serão liquidados por meio de QR codes, mas outras modalidades poderão ser incluídas. Com isso, os assentamentos em moeda local seriam usados sem a necessidade de conversão para dólares americanos.

Ademais, o acordo abrange a conexão de sistemas de pagamento de varejo, mas existem planos para intensificar a parceria para o nível de atacado e para incluir CBDCs.

Tailândia e Vietnã lançam pagamento internacionais QR

Em uma parceria que segue os mesmos princípios, o Banco do Estado do Vietnã (SBV) e o Banco da Tailândia (BOT) anunciaram que lançarão oficialmente seus serviços de pagamento QR como um meio alternativo de pagamentos transfronteiriços entre os dois países.

O anúncio foi feito durante o evento em que Nguyen Kim Anh, vice-governador da SBV e Ronadol Numnonda, seu homólogo da BOT, demonstraram ao vivo como operar os de pagamentos QR transfronteiriços entre o Vietnã e a Tailândia usando aplicativos bancários de seus respectivos países.

Por meio da conectividade de pagamentos internacionais, os países visam permitir que as transações sejam feitas de maneira mais conveniente, rápida, segura e transparente a um baixo custo. Além disso, o projeto serve como meio de promoção para o uso de moedas locais para pagamentos e liquidações.

Vale lembrar que desde 2021, o Banco Estatal do Vietnã e o Banco da Tailândia vêm explorando o uso de serviços de pagamento QR como um meio alternativo de pagamentos transfronteiriços entre os dois países e, agora, lançaram oficialmente uma plataforma conjunta.

 

Veja mais:

Digitalização financeira facilitará transferências internacionais

A transformação do sistema financeiro indiano

A Índia é líder no mercado de pagamentos? Qual a posição do mercado que inspirou o Pix no cenário global

Pagamentos internacionais sem o dólar americano avançam na Ásia

Índia lidera iniciativas para expandir seu sistema de pagamentos globalmente

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!