Plataformas digitais aprimoram emissão de cartões e experiência do consumidor

Por conta dos benefícios para emissores e usuários, as emissões de cartões por meio dessas plataformas devem exceder 1,3 bilhão de unidades anualmente até 2027, representando um salto de 170% ante 2023.
Plataformas digitais aprimoram emissão de cartões e experiência do consumidor
Data
Autor
Equipe Propague
Produto
Compartilhar

Em um mercado financeiro cada vez mais tecnológico, manter-se atualizado tem sido um grande desafio. Principalmente, levando em consideração a melhoria da experiência do usuário. No caso da indústria de cartões, um dos métodos de pagamento mais populares, melhorar a flexibilidade, transparência e personalização do processo de emissão é uma forma importante de atender essa demanda, o que pode ser alcançado aproveitando-se dos recursos que as plataformas digitais podem oferecer.

É o que revela um novo estudo da empresa de pesquisa e análise em comunicações e tecnologia, Juniper Research. Realizada com os principais especialistas do mercado de pagamentos, a pesquisa descobriu que o número de cartões emitidos globalmente por meio de plataformas digitais poderá crescer 170% dentro dos próximos quatro anos.

Em números absolutos, isto representa um salto de 500 milhões de cartões digitais emitidos, em 2023, para cerca de 1,3 bilhão de unidades anualmente em todo o mundo até 2027.

De acordo com a publicação, esse avanço reflete o forte interesse em aperfeiçoar a maneira como os consumidores solicitam os cartões dos emissores, o que ocorre em um contexto de grande concorrência com as plataformas digitais, notadamente os bancos exclusivamente digitais e as fintechs que oferecem serviços de emissão de cartões virtualmente.

Confira também o Mercado de pagamentos em dados: balanço de 2022 reforça que o futuro é digital

Como as plataformas digitais facilitam e impulsionam a emissão de cartões?

Segundo o estudo, os emissores estão se voltando cada vez mais para as plataformas digitais, valendo-se da possibilidade de poder oferecer cartões digitais para seus clientes, enviando-os instantaneamente para carteiras móveis, com a alternativa de prosseguir com um cartão físico, elevando substancialmente a transparência, flexibilidade e velocidade do processo.

Na avaliação dos especialistas que participaram da pesquisa, essa possibilidade não apenas elimina de imediato a espera que muitos clientes enfrentam quando novos cartões precisam ser emitidos, ou os já em uso necessitam ser cancelados ou substituídos (em casos de fraude, por exemplo), mas também permite que os consumidores ativem e usem seus cartões muito mais rapidamente, o que aumenta a conversão.

Ao mesmo tempo, a emissão de cartões através de plataformas digitais também apresenta uma oportunidade para substituir a emissão instantânea, em que os cartões físicos são impressos, por exemplo, em agências bancárias, utilizando hardware normalmente muito caro para agilizar a operação.

Benefícios para emissores e clientes

Outro aspecto destacado pelo estudo envolvendo a emissão de cartões em plataformas digitais são as vantagens, tanto do ponto de vista dos emissores como dos usuários.

No caso dos primeiros, ter a capacidade de oferecer um cartão digital, e ainda um cartão físico, promove o envolvimento do cliente e o seu uso em diferentes verticais – pontos de venda físicos e lojas online -, assim como reforça a fidelidade à marca.

Assim, as soluções de emissão por meio de plataformas digitais fornecem um meio não apenas para modernizar as ofertas existentes, mas também para competir com os rivais de forma mais eficaz, aproveitando uma base de clientes mais ampla que utiliza carteiras móveis.

Esse cenário ajuda ainda a acelerar o lançamento de novos produtos, ofertas e/ou esquemas personalizados relacionados a cartões de crédito em escala, inclusive pós-emissão, ao mesmo tempo em que melhora a integração e a experiência geral do cliente.

Já sob a ótica dos usuários, os cartões e as plataformas digitais podem ser vistos como uma alternativa mais segura e ecológica aos cartões e ao processo de emissão tradicionais. Como tal, os benefícios tangíveis e intangíveis da emissão de cartões modernos a tornam uma oferta de serviço sustentável, pronta para crescer ainda mais à medida que a aceitação de carteiras móveis continua a aumentar globalmente.

A propósito, isso é especialmente importante no contexto dos mercados emergentes, onde o uso de carteiras móveis é um meio de pagamento dominante e, portanto, a emissão digital pode contribuir para sociedades sem dinheiro, permitindo uma acessibilidade melhor e mais justa aos produtos financeiros.

Ademais, a digitalização de serviços por meio de aplicativos bancários ou de cartões oferece aos clientes a capacidade de ativar seus cartões e alterar suas senhas instantaneamente, além de possibilitar atendimento usando tais ferramentas, facilitando a vida do consumidor.

 

Veja ainda:

Pagamentos: como a digitalização revolucionou o setor?

Futuro dos pagamentos: caminhos para adequação à era digital

O futuro dos pagamentos: quais são as tecnologias que irão revolucionar o setor financeiro?

Pagamentos digitais conquistam espaço, mas pagamento em dinheiro ainda resiste

Mercado de pagamentos para iniciantes: como funciona uma compra na maquininha?

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!