Uso de yuan avança no comércio China-Brasil e BRICS estuda a criação de uma nova moeda

A desdolarização da economia internacional tem sido um tema frequente na mídia global, com a China buscando promover o uso do yuan aproximando-se do Brasil. Enquanto isso, O BRICS está estudando a implementação de uma nova moeda comum entre os países do bloco.
Uso de yuan avança no comércio China-Brasil e BRICS estuda a criação de uma nova moeda
Data
Autor
Equipe Propague
Produto
Compartilhar

Nos últimos anos, a desdolarização da economia internacional começou a aparecer cada vez com mais frequência nas mídias globais, portais de notícias e blogs. Esse interesse foi impulsionado por alguns acontecimentos como, por exemplo, as sanções contra o sistema financeiro da Rússia que passou a buscar alternativas, seja integrando o CPIS chinês ou buscando uma nova moeda para fazer comércio.

Além disso, já há algum tempo, a China vem empreendendo esforços para impulsionar o uso do yuan (moeda chinesa, também conhecida como renminbi) como nova moeda internacional, seja para transações comerciais ou para reserva de valor. Assim, diversos países elevaram a cota de yuan nas suas reservas internacionais e passaram a utilizá-lo para liquidar transações transfronteiriças.

Nesse sentido, o Brasil e a China se aproximaram nos últimos meses na direção de ampliar o uso do yuan como moeda para o comércio entre os dois países. No início fevereiro, por exemplo, o Banco Central do Brasil foi notícia devido a assinatura de um memorando para estabelecer acordos de compensação de yuan com o Banco Popular da China (PBOC).

Brasil e China avançam para usar yuan como nova moeda em liquidações bilaterais

Esse acordo previa que o Banco Central da China indicasse uma instituição autorizada a operar em câmbio no Brasil para atuar como uma “offshore clearing bank”. Assim, durante a visita de autoridades brasileira, a China autorizou a subsidiária brasileira do ICBC (Industrial and Commercial Bank of China, ou Banco Industrial e Comercial da China, em português) a fazer a compensação direta de yuans para real.

Inclusive, o Banco noticiou no dia 12 de abril de 2023 que realizou com sucesso a primeira transação transfronteiriça com yuan. Ademais, no meio desse cenário, o sino-brasileiro Bank of Communications BBM (Bocom BBM) se tornou a primeira instituição credenciada a operar, no Brasil a plataforma de pagamentos China Interbank Payment System (Cips).

O banco projeta para julho de 2023 o início da compensação de operações entre Brasil e China sem o uso do dólar, possibilitando que empresas dos dois países liquidem negócios com o uso do real e do yuan, sem a necessidade de câmbio em dólar.

Esse acordo foi assinado durante missão de autoridades na China, tornando o Brasil o primeiro país da América Latina a ter acesso ao sistema chinês.

Yuan se tornou segunda moeda mais importante nas reservas internacionais do Brasil

É importante lembrar que, atualmente, o yuan ultrapassou o euro e se tornou a nova moeda a ocupar o segundo lugar na composição das reservas internacionais brasileiras, de acordo com um relatório do Banco Central divulgado no fim de março.

Com isso, as reservas brasileiras passaram a ser compostas por 80,42% em dólar norte-americano (USD), 5,37% em yuan (CNY), 4,74% em euro (EUR), 3,15% em libra esterlina (GBP), 2,52% em ouro, 1,86% em iene (JPY), 1,01% de outras moedas.

Esse movimento é um reflexo do aprofundamento dos laços econômicos do Brasil com seu maior parceiro comercial. Afinal, a gestão das reservas internacionais é feita de modo a reduzir a exposição do país ao risco cambial, definindo-se uma carteira diversificada com perfil anticíclico e que busque a cobertura cambial da dívida externa.

Assim, o yuan está se fortalecendo no cenário internacional como a nova moeda alternativa ao dólar. Outras iniciativas, entretanto, também podem servir como alternativa sem necessariamente envolver o uso de yuan, como, por exemplo, a criação de uma moeda para o .

BRICS estuda implementar nova moeda

A possibilidade de uma nova moeda dos BRICS, grupo econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, surgiu pela primeira vez em junho de 2022, por meio de uma declaração do presidente russo Vladimir Putin. Agora, o grupo confirmou que deve apresentar em agosto de 2023 uma proposta de emissão de uma moeda comum.

As nações que compõem o BRICS sustentam que a dependência do dólar americano deixa suas economias expostas às políticas dos Estados Unidos e prejudica as relações comerciais entre os países. Além disso, os BRICS defendem a adoção de CBDCs entre os integrantes do grupo, como uma forma de diminuir custos e aprimorar a eficiência dos pagamentos transfronteiriços.

Apesar desses esforços, a dólar ainda é “de longe” a moeda mais utilizada e mais importante no sistema financeiro internacional. Esse fato, entretanto, não torna menos interessante observar as iniciativas recentes que apontam para o uso de alternativas, sobretudo, no comércio entre países.

 

Veja mais:

Pagamentos transfronteiriços na Área da Grande Baía: desafios e soluções tecnológicas

Reforma governamental da China atinge órgãos de supervisão financeira

Brasil e China fecham acordo comercial sem o dólar: e agora?

Internacionalização do Renminbi: Brasil e outros países negociam com a China

Pix internacional pode pôr o Brasil à frente na melhoria dos pagamentos transfronteiriços

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!