2 meses de guerra na Ucrânia, entenda as consequências no mercado econômico na Rússia e no mundo

Guerra na Ucrânia completou 2 meses, no cashless dessa semana falamos sobre os desdobramentos das consequências das sanções econômicas na Rússia.
Data
Autor
Equipe Propague
Produto
Compartilhar

Após 2 meses de guerra na Ucrânia, os impactos das sanções econômicas aplicadas à Rússia já começam a ter suas primeiras consequências no país e no mundo. 

Com o anúncio da retirada de diversas marcas nos territórios russos, empresas no setor de pagamentos, como Visa, Mastercard, Paypal também deixaram de atuar no país. Algumas mudanças já começam a ser percebidas, tais como: aproximação com o sistema de pagamento da China, o Unionpay.

Algumas das principais consequências na Rússia derivadas das sanções econômicas e da saída de diversas empresas, é que haja decréscimo no PIB de até 15% no ano e o aumento na taxa de desemprego.

Ao redor do mundo, é possível analisar que a guerra na Ucrânia também impacta a economia, como a cadeia de abastecimento de uma série de produtos no mundo.

No cashless dessa semana, discutimos todos os impactos desde o início da guerra na Ucrânia até agora e quais serão os possíveis desdobramentos.

Assista agora!

Apresentadores:

Carlos Ragazzo – Presidente do Conselho do Instituto Propague e professor da FGV-Rio

Bruna Cataldo – Pesquisadora do Instituto Propague e doutoranda em economia

 

Links:

Rússia fora do SWIFT: entenda as consequências das sanções econômicas após a invasão na Ucrânia

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!