Big Techs e regulação: reflexos no sistema financeiro

Big Techs e regulação: reflexos no sistema financeiro

No terceiro episódio do podcast Cashless falamos sobre a movimentação para regular as chamadas Big Techs. Comentamos as motivações dos reguladores, as vantagens e desvantagens da entrada dessas gigantes da tecnologia no sistema financeiro e fazemos um overview das iniciativas que os países estão desenvolvendo para regular Google, Amazon, Facebook, Ant e outras.

Países como China, Austrália, EUA, Índia e da União Europeia decidiram tomar iniciativas para regular as gigantes da tecnologia, conhecidas como Big Techs, recentemente. Diversos processos ou legislações de controle estão sendo elaborados com intuito de conter o domínio de empresas como Facebook, Google, Amazon e Ant sobre o mercado nas mais diversas frentes.

Essas empresas, nos últimos anos, têm avançado suas atividades para o sistema financeiro com a oferta de produtos como carteiras digitais, buscando espaço entre as fintechs e os bancos tradicionais. As movimentações regulatórias que tem acontecido, no entanto, podem afetar a dinâmica de entrada e crescimento delas no mercado.

O Cashless é o seu programa semanal para ficar por dentro dos principais debates do mundo financeiro, trazendo análises sobre inovação, tecnologia, regulação, concorrência e tendências do mercado.

Ouça o episódio no Spotify.

Apresentadores:

Carlos Ragazzo – Presidente do Conselho do Instituto ProPague, Professor da FGV Rio e ex-conselheiro do CADE

Bruna Cataldo – Pesquisadora do Instituto ProPague e doutoranda em economia

Confira outros conteúdos sobre o assunto:
Big Techs e o Mundo Financeiro
IPO da Ant Financial e o sistema de pagamentos na China

Bem-vindo ao site do Instituto Propague. Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies. Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade.

Aceitar