Comércio eletrônico e marketplaces: varejo tem mudança no modelo de negócios Reproduzir

Comércio eletrônico e marketplaces: varejo tem mudança no modelo de negócios

O comércio eletrônico ganhou espaço durante a pandemia e acelerou mudanças no modelo de negócios do varejo. As mudanças também estão associadas a uma maior busca por facilidade durante o processo de compra.

O crescimento do comércio eletrônico como parte do processo de digitalização da sociedade tem transformado o modelo de negócios do varejo desde antes da pandemia, mas ela acelerou o movimento. As transformações vão desde a adesão ao comércio eletrônico por parte de quem estava apenas no físico, à busca por alternativas na experiência do usuário nas lojas. Um destaque do processo são os marketplaces: o volume de vendas nesse modelo cresceu 81% em 2020 contra 40% do comércio eletrônico como um todo considerando dados globais.

Essas mudanças estão associadas não só ao contexto de digitalização e pandemia, mas uma mudança nas demandas do consumidor: ele está cada vez mais em busca de personalização e facilidades no processo de compras. Esse movimento é internacional, mas não tem sido diferente no Brasil.

O Cashless é o seu programa semanal para ficar por dentro dos principais debates do mundo financeiro, trazendo análises sobre inovação, tecnologia, regulação, concorrência e tendências do mercado.

Ouça o episódio no Spotify.

Apresentadores:

Carlos Ragazzo – Presidente do Conselho do Instituto ProPague, Professor da FGV Rio e ex-conselheiro do CADE

Bruna Cataldo – Pesquisadora do Instituto ProPague e doutoranda em economia

Confira outros conteúdos sobre o assunto:

E-commerce no Brasil: cresce mercado para pagamentos digitais pós-COVID

Os Impactos do PIX para PJ

Desafios e oportunidades financeiras para empreendedores no Brasil

Registradora de recebíveis e as oportunidades no mercado de adquirência

Personalização de pagamentos

O avanço das carteiras digitais

Bem-vindo ao site do Instituto Propague. Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies. Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade.

Aceitar