Identidade digital transforma o acesso a serviços financeiros e bancários Reproduzir

Identidade digital transforma o acesso a serviços financeiros e bancários

Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, falou recentemente que o Pix pode se tornar uma identidade digital. No Cashless dessa semana, vemos o papel das ações de identidade digital na expansão do acesso aos mais variados tipos de serviços, incluindo financeiros.

A criação de identidades digitais tem sido um forte movimento de governos pelo mundo como forma de tornar mais eficiente o processo de identificação e mais acessíveis os serviços que dela dependem, como abertura de conta bancária. Em fala recente, Roberto Campos Neto indicou que o Pix pode se tornar uma identidade digital para o brasileiro. 

No Cashless dessa semana, explicamos o conceito de identidade digital e seus benefícios, além de ponderar os riscos existentes. Também comentamos iniciativas internacionais, o movimento do Brasil para aderir a mais essa tendência de inovação e como isso se relaciona com o sistema financeiro.

O Cashless é o seu programa semanal para ficar por dentro dos principais debates do mundo financeiro, trazendo análises sobre inovação, tecnologia, regulação, concorrência e tendências do mercado.

Ouça o episódio no Spotify.

Apresentadores:

  • Carlos Ragazzo – Presidente do Conselho do Instituto ProPague, Professor da FGV Rio e ex-conselheiro do CADE
  • Bruna Cataldo – Pesquisadora do Instituto ProPague e doutoranda em economia

Confira outros conteúdos do Propague:

 

Bem-vindo ao site do Instituto Propague. Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies. Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade.

Aceitar