Inclusão financeira e políticas sociais: do auxílio emergencial às moedas sociais

A pandemia mostrou como a execução de políticas sociais de combate à pobreza depende em certo grau da inclusão financeira do país e, ao mesmo tempo, a promove. No Cashless dessa semana, vamos falar sobre o cenário de inclusão financeira no Brasil e essa relação com políticas sociais como o auxílio emergencial e as moedas sociais como a Mumbuca de Maricá.
Data
Autor
Instituto Propague
Produto
Compartilhar

A pandemia e o Auxílio Emergencial evidenciaram as dificuldades que a falta de inclusão financeira pode trazer para a execução de políticas sociais. Ao mesmo tempo, mostraram como essas políticas podem contribuir para melhores resultados de inclusão financeira, como tem sido o caso em Maricá com o uso da Mumbuca.

No episódio desta semana do Cashless, falamos sobre o cenário de inclusão financeira no Brasil e a relação que ele tem com a implementação de políticas públicas relacionadas ao mercado de pagamentos. Também comentamos o papel de políticas sociais que fazem uso de moedas sociais e bancos comunitários em trazer um público tipicamente excluído do sistema financeiro para dentro dele e falamos das iniciativas do Banco Central para promover não só a inclusão, mas a cidadania financeira.

O Cashless é o seu programa semanal para ficar por dentro dos principais debates do mundo financeiro, trazendo análises sobre inovação, tecnologia, regulação, concorrência e tendências do mercado.

Ouça o episódio no Spotify.

Apresentadores:

  • Carlos Ragazzo – Presidente do Conselho do Instituto ProPague, Professor da FGV Rio e ex-conselheiro do CADE
  • Bruna Cataldo – Pesquisadora do Instituto ProPague e doutoranda em economia

Confira outros conteúdos do Propague:

Cidadania e Inclusão Financeira: diagnóstico e políticas (Webinar)

Ebook: Inclusão financeira e o perfil dos excluídos no Brasil

Potencial digital dos bancos públicos

Fintechs de crédito: novas possibilidades de financiamento

O papel das fintechs no desenvolvimento sustentável

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!