Real digital: Banco Central cogita lançamento da moeda digital brasileira para 2022 Reproduzir

Real digital: Banco Central cogita lançamento da moeda digital brasileira para 2022

As discussões sobre o real digital avançaram no Banco Central com possibilidade de lançamento em 2022. Expectativas de maior inclusão e concorrência e desafios relacionados à intermediação financeira e corrida bancária se destacam.

O Real digital vem sendo estudado pelo Banco Central em um grupo de trabalho desde o fim do ano passado (2020). Desde então, já foram anunciadas diretrizes com relação aos principais objetivos e possibilidades de desenho da política. Mais recentemente, Roberto Campos Neto, atual presidente do Banco Central, mencionou a possibilidade da moeda digital brasileira ser lançada em 2022, mas destacou a existência de desafios que podem dificultar a realização, como a necessidade de o desenho não induzir a corridas bancárias.

No podcast Cashless dessa semana, explicamos o que são as moedas digitais dos Bancos Centrais (CBDC) e a proposta sugerida para o Real digital, além de detalharmos tantos os desafios como as expectativas destacadas pelo Banco Central para conseguir viabilizar a realização do projeto.

Ouça o episódio no Spotify.

Apresentadores:

  • Carlos Ragazzo – Presidente do Conselho do Instituto Propague, Professor da FGV Rio e ex-conselheiro do CADE
  • Bruna Cataldo – Pesquisadora do Instituto Propague e doutoranda em economia

Confira outros conteúdos do Propague: 

Bem-vindo ao site do Instituto Propague. Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies. Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade.

Aceitar