Stablecoins: solução cripto para pagamentos digitais mais eficientes Reproduzir

Stablecoins: solução cripto para pagamentos digitais mais eficientes

Você já ouviu falar em stablecoins, BRZ, CryptoBRL, ou Diem? Neste episódio do Cashless, explicamos o que são essas criptomoedas estáveis, qual o cenário de adoção no mercado e respostas regulatórias internacionais.

As stablecoins são criptomoedas desenhadas para terem um valor constante em relação a outros ativos financeiros, como o dólar, o ouro, ou o real. Essas moedas digitais estáveis se diferenciam das das criptomoedas mais conhecidas, como o Bitcoin e o Ethereum, que têm alta volatilidade.

Até o momento, a principal função dessas moedas digitais tem sido solucionar fricções no próprio mercado de criptoativos, porém as stablecoins podem assumir um papel mais amplo no setor de pagamentos – tanto nacional quanto internacional. Em 2021, devemos assistir o lançamento do Diem, a proposta de stablecoins globais do Facebook, e também o avanço dos Estados para atualizar o marco regulatório e fornecer segurança jurídica para o mercado desses novos ativos.

O Cashless é o seu programa semanal para ficar por dentro dos principais debates do mundo financeiro, trazendo análises sobre inovação, tecnologia, regulação, concorrência e tendências do mercado.

Ouça o episódio no Spotify.

Apresentadores:

Carlos Ragazzo – Professor da FGV Rio e ex-conselheiro do CADE

Bernardo Piquet – Diretor do Instituto Propague

Confira outros conteúdos sobre o assunto:

CBDC: o que são as moedas digitais dos bancos centrais

Debates sobre moedas digitais avançam no mercado de pagamentos

Cryptocards – nova tendência em pagamentos?

Bem-vindo ao site do Instituto Propague. Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies. Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade.

Aceitar