Tecnologia 5G no Brasil e sistema financeiro: relações e tendências Reproduzir

Tecnologia 5G no Brasil e sistema financeiro: relações e tendências

Com a iminente entrada da tecnologia 5G no Brasil e movimentação das operadoras de telecomunicações para entrar no segmento financeiro, as relações entre os dois setores têm sido destacadas. Falamos delas no Cashless dessa semana.

A infraestrutura de telecomunicações para permitir o avanço da transformação digital do sistema financeiro costuma ser tema de destaque nos debates. Em 2021, movimentos da ANATEL indicaram que a entrada da tecnologia 5G no Brasil está próxima e isso trouxe expectativas sobre o potencial de avanço do acesso à internet e o que isso pode representar para inclusão financeira.

Do lado do mercado, o fato do acesso digital aos serviços financeiros depender da internet oferecida por essas empresas de telecomunicações tem aproximado os dois setores, com parcerias entre empresas de telecom e fintechs aumentando.

No podcast Cashless desta semana, falamos sobre essas relações entre o setor financeiro e de telecomunicações, comentamos as expectativas para a entrada da tecnologia 5G no Brasil e o potencial para facilitar o processo de inclusão financeira por vias digitais e exploramos a motivação da entrada de empresas de telecomunicações no mundo financeiro.

Ouça o episódio no Spotify.

Apresentadores:

  • Carlos Ragazzo – Presidente do Conselho do Instituto ProPague, Professor da FGV Rio e ex-conselheiro do CADE
  • Bruna Cataldo – Pesquisadora do Instituto ProPague e doutoranda em economia

Confira outros conteúdos do Propague:

Bem-vindo ao site do Instituto Propague. Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies. Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade.

Aceitar