Big Techs e regulação: reflexos no sistema financeiro

No terceiro episódio do podcast Cashless falamos sobre a movimentação para regular as chamadas Big Techs. Comentamos as motivações dos reguladores, as vantagens e desvantagens da entrada dessas gigantes da tecnologia no sistema financeiro e fazemos um overview das iniciativas que os países estão desenvolvendo para regular Google, Amazon, Facebook, Ant e outras.
Big Techs e regulação: reflexos no sistema financeiro
Data
Autor
Por Bruna Cataldo e Carlos Ragazzo, pesquisadores do Instituto ProPague
Produto
Compartilhar

Países como China, Austrália, EUA, Índia e da União Europeia decidiram tomar iniciativas para regular as gigantes da tecnologia, conhecidas como Big Techs, recentemente. Diversos processos ou legislações de controle estão sendo elaborados com intuito de conter o domínio de empresas como Facebook, Google, Amazon e Ant sobre o mercado nas mais diversas frentes.

Essas empresas, nos últimos anos, têm avançado suas atividades para o sistema financeiro com a oferta de produtos como carteiras digitais, buscando espaço entre as fintechs e os bancos tradicionais. As movimentações regulatórias que tem acontecido, no entanto, podem afetar a dinâmica de entrada e crescimento delas no mercado.

O Cashless é o seu programa semanal para ficar por dentro dos principais debates do mundo financeiro, trazendo análises sobre inovação, tecnologia, regulação, concorrência e tendências do mercado.

Ouça o episódio no Spotify.

Apresentadores:

Carlos Ragazzo – Presidente do Conselho do Instituto ProPague, Professor da FGV Rio e ex-conselheiro do CADE

Bruna Cataldo – Pesquisadora do Instituto ProPague e doutoranda em economia

Confira outros conteúdos sobre o assunto:
Big Techs e o Mundo Financeiro
IPO da Ant Financial e o sistema de pagamentos na China

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!