Conectando-se com a Geração Z: existe lealdade à marca na era digital?

Geração Z é conhecida por não fidelizar com marcas: mito ou verdade? Saiba se é possível estabelecer conexões e relacionamentos duradouros com os jovens na era digital.
Conectando-se com a Geração Z: existe lealdade à marca na era digital?
Data
Autor
Bruna Cataldo
Produto
Compartilhar

Apesar de ter acelerado nos últimos anos, em especial desde a pandemia, o processo de digitalização da sociedade já está em andamento há algumas décadas. Essa realidade é notável pelo fato da primeira geração nativa digital, a Geração Z, já estar no mercado de trabalho e influenciando as dinâmicas de consumo. Uma característica constantemente atribuída a eles e por terem crescido na era digital é a falta de lealdade a marcas.

Mas será que isso é verdade? Não exatamente. Os jovens da era digital até trocam de marcas, emprego e por aí vai com mais facilidade, mas reter esses consumidores é possível e eles têm sido bastante vocais sobre suas prioridades. Cabe às empresas ouvir.

Os hábitos de consumo dos jovens na era digital: lealdade a… ninguém?

Não é difícil encontrar matérias nos jornais e relatórios de consultoria sobre como os jovens nascidos na era digital são menos propensos a lealdade de marca e ver esse fenômeno atribuído à facilidade de busca e comparação por canais digitais, especialmente redes sociais.

A PWC, por exemplo, publicou uma pesquisa em 2022 que identificou que 39% dos entrevistados da Geração Z eram propensos a trocar de marcas frente a apenas 19% dos Boomers nos EUA. Ainda, 32% pararam de consumir pelo menos uma marca ao longo do ano anterior, em comparação com 23% dos Boomers e 27% da Geração X e dos Millenials.

No Brasil, a diferença existe, mas é menos perceptível: enquanto 64% dos brasileiros entrevistados em pesquisa encomendada pela Google não possuem fidelidade a marcas para compras de bens de consumo, o mesmo dado para a Geração Z é de 65%. A diferença é um pouco maior quando a pergunta é se a marca é um fator importante para a decisão de compra: 10% dos jovens nativos digitais disseram que não, acima da média de 7%. Assim, vale dizer que o comportamento geracional tem diferenças importantes entre países e o mesmo provavelmente é verdade se forem feitos recortes de renda, gênero e raça.

Além da lealdade enquanto cliente, a Geração Z também tem sido questionada no mercado de trabalho: uma pesquisa da Microsoft, por exemplo, revelou que 52% consideravam mudar de emprego e 82% são mais propensos a acompanhar outras oportunidades de forma recorrente. O número que chama atenção, no entanto, é que 73% dos que consideram trocar de emprego permaneceriam se fosse mais fácil mudar de função internamente.

A pesquisa da Microsoft traz o que acredito ser o questionamento mais interessante sobre o tema. Não é o fato de que os nascidos na era digital com todos os recursos para pesquisar alternativas a mão são mais propensos a trocar de marcas e trabalho. O mais interessante é o que está por trás: a percepção da Geração Z de que suas prioridades e as das marcas e empresas não estão alinhadas.

Eles não “trocam por trocar”. A transformação digital na qual nasceram e cresceram tornou o ato da troca mais fácil, sim, mas eles a executam por não sentir suas prioridades representadas. E o segredo para mantê-los pode estar em ouvir quais são elas.

Geração Z é vocal sobre suas prioridades: o caminho para retenção pode ser escutar

Assim, mais relevante que o fato de trocar mais facilmente de marcas é o que faz os nativos da era digital ficarem. E um ponto central que aparece em múltiplas pesquisas com múltiplos recortes regionais é a ideia de propósito: a Geração Z se diferencia por associar consumo e trabalho a um alinhamento com crenças pessoais.

O estudo “Edelman Trust Barometer 2022: A Nova Dinâmica da Influência”, que cobriu o Brasil e mais 13 países, identificou que jovens da geração nascida na era digital direcionam o consumo a partir das suas convicções pessoais. Nesta faixa etária – que vai dos 16 aos 26 –  73% escolhem marcas a partir de uma lógica de ativismo. No Brasil, o resultado foi de 67%. As causas que apoiam podem variar; o que têm em comum é a decisão ser baseada no alinhamento entre o posicionamento da marca e o deles.

O que faz essa geração ficar, portanto, não é só melhores preços e maior qualidade. Oferecer isso não garante mais a fidelização do cliente ou do profissional e, enquanto as marcas operarem nessa lógica, continuarão identificando esse fenômeno de “troca troca”.

Ainda assim, algumas causas específicas chamam atenção, como a ambiental e a social. Um relatório do Bank of America sobre os EUA identificou que há um padrão de considerar aspectos ESG na hora da escolha e ser exigente sobre os padrões necessários para atendê-los, por exemplo. Saindo dos EUA, a McKinsey traz exemplos desse comportamento na China, onde encontrou que metade dos entrevistados da Geração Z reduziram ou cortaram o consumo de fast fashion por preocupações ambientais.

O que faz essa geração ficar, portanto, não é só melhores preços e maior qualidade. Oferecer isso não garante mais a fidelização do cliente ou do profissional e, enquanto as marcas operarem nessa lógica, continuarão identificando esse fenômeno de “troca troca”.

Os jovens da era digital querem identificação: o estudo da Edelman mostrou que 62% estão dispostos a atuar ao lado das marcas para alcançar este objetivo e que 72% comprarão com elas mesmo se não forem tão baratas uma vez que ela for criada. A média global do mesmo fenômeno é 58%. No Brasil, o resultado é ainda mais destacado: 78% da Geração Z em comparação com 61% da média do país.

E não é diferente no mercado de trabalho: a Geração Z prioriza saúde mental e qualidade de vida para além de retorno monetário: o estudo da Microsoft já mencionado identificou que mais da metade do envolvimento dos funcionários deste grupo vem de reconhecimento não financeiro. Não que o salário tenha deixado de ser um fator decisivo, a questão é que ele precisa ser acompanhado de responsabilidade social, ambiental e reconhecimento.

Assim, os jovens da era digital não são inerentemente menos leais a marcas: eles são mais exigentes e estão mudando as prioridades de decisão. Retê-los vai demandar pensar para além de preço e qualidade. E eles estão dispostos a ajudar no processo.

 

Bruna Cataldo é pesquisadora do Instituto Propague e doutoranda em economia pela UFF.

Veja mais:

Millennials e Geração Z: entenda o papel dos jovens na transformação do sistema bancário

IA: como o ChatGPT pode impactar o setor financeiro?

Digitalização bancária: como inovar sem perder o engajamento dos clientes antigos

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!