Inteligência artificial no setor financeiro traz oportunidades e desafios

Quatro áreas surgem como promissoras no setor e os benefícios já são perceptíveis. Entretanto, como na adoção de qualquer nova tecnologia, há requisitos a serem atendidos para alcançar os ganhos em potencial.
Inteligência artificial no setor financeiro traz oportunidades e desafios
Data
Autor
Equipe Propague
Produto
Compartilhar

Mais do que em qualquer outro setor, as oportunidades para aplicação da inteligência artificial no mercado financeiro são abundantes e quatro áreas em especial têm se destacado como promissoras no ambiente atual: negociação algorítmica; detecção e mitigação de fraudes; aprovação de crédito e subscrição de seguros; e experiência e retenção do cliente.

Esses são exemplos em que a aplicação da inteligência artificial no setor financeiro ​​já está apresentando um impacto substancial e os frutos estão sendo colhidos. É o que revela o white paper “Shaping the future – artificial intelligence for financial services” (Moldando o futuro – inteligência artificial para serviços financeiros na tradução direta), publicado recentemente pela Pure Storage, empresa norte-americana de tecnologia.

Segundo a publicação, a combinação de recursos avançados de computação com grande volume de dados, bem como com novas práticas de negócios e desenvolvimento de software estão transformando a forma como insights, análises e novos produtos e serviços são gerados, beneficiando, por sua vez, o setor financeiro como nunca se viu.

Confira também: Inteligência artificial: o que é e como ela se aplica ao setor financeiro

Como a negociação algorítmica beneficia o setor

No estágio atual, uma das áreas em evidência da aplicação da inteligência artificial no setor financeiro é a negociação algorítmica, resultando em uma melhoria operacional significativa no departamento comercial das instituições.

Em outras palavras, explica o white paper, a inteligência artificial, juntamente com o machine learning, permite a adição de dados alternativos como fontes de consulta para subsidiar o processo de negociação, como, por exemplo, tráfego de varejo na internet, geolocalização, imagens de satélite e postagens em redes sociais.

Como consequência, esses dados alternativos e a mistura de fontes de dados tradicionais, que geralmente estariam isoladas em armazenamentos exclusivos e separados, leva a um volume muito grande de informações. Porém, à medida que elas são exploradas, a tecnologia possibilita um aprendizado profundo, capaz de gerar mais oportunidades de insights e lucros.

Nesse cenário, a introdução da inteligência artificial nas negociações, facilita o gerenciamento de grande volume de dados e traz ganhos consideráveis. Entre eles: capacidade crítica de dados; colocar ideias no mercado mais rapidamente; aumento da precisão e da redução de erros, e ainda uma análise mais aprofundada, revelando ineficiências que, de outra forma, passariam despercebidas.

Aplicação da inteligência artificial no setor financeiro e a detecção de fraudes

A presença de fraudes sempre foi uma preocupação para as instituições financeiras. Ainda mais com a ascensão contínua dos canais digitais, juntamente com a proliferação de dados pessoais na internet, o que leva a chances cada vez maiores para os fraudadores lucrarem com a exploração de falhas.

Assim, a aplicação da inteligência artificial no setor financeiro, adicionada a um programa de detecção de fraudes permite que os responsáveis se afastem dos processos mecânicos, que geralmente geram uma grande quantidade de alertas, porém pouco ou nenhum entendimento mais aprofundado dos fatos, expõe a publicação.

Isso, por sua vez, faz com que os profissionais de conformidade concentrem seu tempo na investigação de anomalias e na obtenção de insights a partir de dados e atividades, potencializando, dessa forma, os esforços de detecção e mitigação de fraudes, atendendo à crescente regulação.

Como benefícios, pode-se identificar elevada capacidade da inteligência artificial de atender aos crescentes níveis de conformidade, otimização do tempo na detecção de anomalias, recursos mais aprimorados e resultados mais precisos a partir da obtenção de diversos insights.

Aprovação de crédito e subscrição de seguros mais rápidas

A necessidade de velocidade e agilidade na aprovação de crédito e na subscrição de seguros é impulsionada tanto pelas expectativas dos consumidores em relação a um serviço instantâneo, quanto pelas fintechs que promovem cotações e ofertas em tempo real para tudo, desde seguro de vida e automóvel até empréstimos pessoais e hipotecas.

Porém, segundo o white paper, esse nível de serviço só pode ser alcançado com segurança se insights forem gerados com consistência e as salvaguardas de gerenciamento de risco existirem. E é aí onde o uso da inteligência artificial no setor financeiro se torna um ingrediente essencial para que isso aconteça eficazmente.

Além disso, a velocidade não é a única consideração. Outros benefícios podem facilmente ser alcançados. Nesse caso, a adição de recursos de inteligência artificial no crédito permite o estabelecimento de um ciclo virtuoso em que o aprendizado vai se aprofundando e passa a produzir um fluxo constante de insights aprimorados, levando, por sua vez, a melhores resultados de negócios e ao aumento da competitividade.

Experiência e retenção de clientes se potencializam com a adição da inteligência artificial

O advento dos aplicativos gerou uma expectativa por parte dos consumidores de que um serviço sempre estará disponível a qualquer instante ao toque de um botão ou ao clique de um mouse. E isso também vale para os serviços financeiros.

Nesse sentido, expõe a publicação, a adição da inteligência artificial no setor financeiro pode facilitar esse tipo de experiência. Além disso, ajuda a entender o comportamento e as preferências dos consumidores, podendo oferecer uma jornada mais perfeita e satisfatória.

Afinal, a tecnologia ajuda a liberar conhecimento e diversos insights presentes nos dados coletados, possibilitando direcionar esforços para dar suporte aprimorado ao atendimento. Ou seja, permite combinar o melhor da tecnologia com a intuição e a experiência humanas.

Além do que, aproveitar os dados dos clientes para produzir uma visão analítica mais avançada permite que as instituições financeiras compreendam melhor as tendências do mercado e as preferências do cliente e, consequentemente, desenvolvam produtos e serviços novos e lucrativos.

Desafios para o sucesso do uso da inteligência artificial no setor financeiro

Entretanto, o white paper deixa claro que, apesar da quantidade de oportunidades e benefícios da aplicação da inteligência artificial no setor financeiro, como na adoção de qualquer nova tecnologia, também existem desafios a serem enfrentados para poder garantir que os resultados positivos sejam alcançados.

Segundo os autores, as organizações devem considerar os requisitos exclusivos a cada uma delas que precisam ser atendidos para que elas possam desenvolver as capacidades da inteligência artificial em larga escala.

Nesse sentido, as empresas devem estar conscientes da necessidade de evolução e de ajuste das práticas e procedimentos operacionais a esse novo ambiente tecnológico. Um bom exemplo disso, é a correta estrutura, alimentação e gerenciamento das bases de dados, o que, por sua vez, resultará em informações de qualidade e na geração de análises mais aprimoradas.

Aliás, alertam os pesquisadores, muitos dos atuais esforços de adoção da inteligência artificial no setor financeiro estão esbarrando no não atendimento desses requisitos, enquanto tentam sair da fase de provas de conceito e estabelecer programas que produzam resultados em escala empresarial.

Contudo, eles afirmam que tais desafios são prontamente administráveis ​​a partir da abordagem e visão adequadas de todos dentro das organizações, com o apoio, inclusive, do mais alto escalão.

Por fim, os autores acrescentam a importância de entender não apenas os desafios de negócios, mas também a tecnologia ideal para cada tarefa, bem como implementá-la.

 

Veja ainda:

Inteligência artificial está mudando o mercado financeiro: os benefícios são maiores que os riscos?

Singapura e plano de tecnologia em inteligência artificial

Como a Inteligência Artificial faz parte do nosso dia a dia?

Singapura busca o futuro da tecnologia e do sistema financeiro na Inteligência Artificial

Como a União Europeia pode virar referência em regulação de Inteligência Artificial?

Inteligência Artificial no Brasil: entenda o debate da regulação

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!