Sandbox promete acelerar as inovações financeiras em diferentes regiões da Ásia

O uso da estratégia de sandboxes para promover a inovação e modernização no sistema financeiro na Ásia tem crescido nos últimos anos, abrindo espaço para que novas tecnologias, produtos e serviços sejam implementados no mercado.
Sandbox promete acelerar as inovações financeiras em diferentes regiões da Ásia
Data
Autor
Equipe Propague
Produto
Compartilhar

Um programa sandbox é utilizado para permitir que novos produtos, serviços ou tecnologias sejam testados em um ambiente controlado e limitado antes de serem totalmente implementados no mercado ou em uma escala maior.

. O mercado asiático tem embarcado nas estruturas sandbox para fortalecer sua referência global como espaço de grandes hubs financeiros, de tecnologia e de inovação. Governos, reguladores e empresas usam dessa estratégia para organizar um ambiente regulatório seguro capaz de desenvolver um sistema financeiro mais moderno, com maior estabilidade e alinhado às demandas globais.

Na Coréia do Sul, por exemplo, a Comissão de Serviços Financeiros (FSC) anunciou o seu programa D-Testbed, focado em permitir que fintechs experimentem propostas de inovação usando dados financeiros.

Já na Malásia, o Bank Negara Malaysia (BNM) atualizou seu projeto sandbox de fintechs, emitido em outubro de 2016, para garantir uma facilitação regulatória proporcional e melhorar a eficiência operacional dos procedimentos de sandbox existentes com foco em gestão de risco.

Por fim, a Techsprint, uma iniciativa hospeda no sandbox da FCA (Financial Conduct Authority, ou Autoridade de Conduta Financeira em tradução livre) que reúne participantes de diversas partes do mundo para lidar com desafios da indústria financeira, buscará desenvolver uma ferramenta ou solução para ajudar a abordar os riscos de greenwashing em serviços financeiros.

A importância do sandbox para a inovação do sistema financeiro

Nesse sentido, os sandboxes permitem que as instituições financeiras testem novas tecnologias e modelos de negócios sem o risco de afetar a estabilidade do mercado ou comprometer a segurança dos dados dos clientes. Isso é especialmente importante no desenvolvimento de novos produtos e serviços que, muitas vezes, envolvem riscos e informações sensíveis que precisam ser avaliados antes de serem lançados.

Além disso, os sandboxes permitem que novas empresas e startups testem suas ideias e modelos de negócios de forma regulamentada e supervisionada, reduzindo o tempo e os custos associados ao processo de obtenção de licenças e aprovações regulatórias.

É importante lembrar também que os sandboxes também são largamente utilizados para aprimorar a segurança cibernética no setor financeiro. Isso porque permitem que as empresas testem suas defesas de segurança, simulando ameaças e avaliando as vulnerabilidades de suas infraestruturas de TI antes de ofertarem para o público diretamente.

Sandbox da Coréia do Sul mira em inovações a partir de dados financeiros

O programa sul coreano, lançado em 2021, permite que startups, indivíduos e equipes de fintechs acessem dados financeiros e não financeiros combinados e testem suas ideias para novos serviços ou soluções.

Os participantes podem se inscrever em uma das três categorias: proposta livre, vínculo de negócios ou tarefa desafiadora. A categoria de proposta livre permite que os participantes proponham suas próprias ideias, enquanto a categoria de vínculo de negócios envolve a colaboração com instituições financeiras em tópicos específicos. Já a categoria de tarefa desafiadora envolve a resolução de questões de interesse público no setor financeiro.

O recrutamento de novos participantes ocorreu entre 17 de abril a 4 de maio  de 2023 e contou com melhorias em relação aos anos anteriores, com adição de novas fontes de dados dos setores público e de distribuição, além da expansão do período de fornecimento de dados de um ano para três anos.

Sandbox do Banco Central malaio tenta se ajustar ao ciclo de inovação

O BNM decidiu realizar essas alterações em função de duas questões principais. Em primeiro lugar, desde o seu lançamento, o sandbox desempenhou um papel importante no avanço da inovação digital tanto para as empresas estabelecidas quanto para as startups, com mais de 110 inscrições recebidas ao longo de seis anos de operação, testando tecnologias, como KYC (Know Your Customer) eletrônico, e modelos de negócios, como sistema de seguros familiar.

Além disso, o banco entende que as capacidades de inovação no setor financeiro estão crescendo de forma acelerada, sendo necessário um aprimoramento para facilitar questões regulatórias e dar suporte aos players da indústria em trazer inovações financeiras com segurança ao mercado.

Assim, a autoridade monetária malaia introduziu como melhoria a simplificação dos critérios de avaliação de elegibilidade para garantir que o rigor da avaliação seja proporcional e mais bem alinhado com o ciclo de desenvolvimento de uma nova inovação.

Ou seja, regulações mais brandas no início do ciclo quando a inovação ainda está se desenvolvimento e não atingiu uma maturidade mínima. A partir desse momento, de acordo com o foco da inovação financeira, na medida que “amadureça”, a regulação vai ficando mais complexa.

Além disso, introduziu uma via rápida proporcional ao risco denominado Faixa Verde de Inovação (“Innovation Green Lane”), para facilitar testes de soluções inovadoras que requerem flexibilidade regulatória por parte das instituições financeiras com forte histórico em gestão de riscos, governança e capacidades de conformidade.

A expectativa é de que a “Innovation Green Lane” oferecerá um caminho acelerado para soluções inovadoras de instituições financeiras com fortes capacidades de gestão de risco.

Auxílio no combate a prática de greenwashing

O GFIN (Global Financial Innovation Network), grupo de trabalho atrelado à FCA, por sua vez, está lançando sua primeira Greenwashing TechSprint virtual e, até agora, treze reguladores internacionais estão participando da iniciativa, entre eles, Índia, Emirados Árabes Unidos, Filipinas e Taiwan.

O GFIN foi lançado formalmente em janeiro de 2019 e, desde então, cresceu para uma rede de mais de 70 organizações comprometidas em apoiar a inovação financeira por meio de testes transfronteiriços e diálogo aprimorado com reguladores.

Para a TechSprint deste ano, o greenwashing foi selecionado como área de foco devido à crescente demanda por produtos e serviços relacionados à ESG e aos riscos de empresas de serviços financeiros superestimarem suas credenciais de sustentabilidade para atrair e reter clientes e investidores.

O objetivo da TechSprint é desenvolver uma ferramenta ou solução que possa ajudar reguladores ou o mercado a lidar de forma mais eficaz os riscos de greenwashing nos serviços financeiros.

As inscrições iniciadas em 17 de abril de 2023 ficaram abertas por 4 semanas. Os testes dos projetos selecionados terão início em 5 de junho de 2023 e terminarão após três meses com um dia de apresentação em setembro.

 

Veja mais:

O que é sandbox regulatório?

Novas plataformas impulsionam economia digital para investimentos na China

Digitalização é aposta das Bolsas de Valores na Ásia

Uso de yuan avança no comércio China-Brasil e BRICS estuda a criação de uma nova moeda

Plataformas digitais aprimoram emissão de cartões e experiência do consumidor

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!