SupTech e RegTech crescem na Ásia e impulsionam o mercado

O uso de SupTech e Regtech está crescendo no mundo. Nesse sentido, o Banco de Desenvolvimento da Ásia publicou um estudo destacando algumas iniciativas em curso no território asiático.
SupTech e RegTech crescem na Ásia e impulsionam o mercado
Data
Autor
Equipe Propague
Produto
Compartilhar

Nos últimos anos, o setor financeiro vem rapidamente incorporando tecnologias aos seus modelos de negócio, produtos e serviços. Atualmente, big data, inteligência artificial, infraestrutura em nuvem e blockchain são alguns exemplos de inovação em tecnologia que impactam o setor e contribuem para a entrada de novos agentes e produtos no mercado.

Essa gama de novos entrantes e modelos de negócios tem gerado uma transformação regulatória, forçando tanto reguladores quanto agentes do mercado a se  adaptarem. Assim, o mercado de RegTech e SupTech surgiu para ajudar as entidades a navegarem as novas demandas, usando as mesmas tecnologias que geram inovações de modelo de negócio e produtos para resolver questões de conformidade e supervisão.

Um exemplo interessante são os usos de BigData e Inteligência Artificial. Essas tecnologias permitem a análise de grandes conjuntos de dados, sendo úteis para supervisionar e prevenir ações fraudulentas ou acelerar a análise de conformidade de crédito, por exemplo.

Embora os termos SupTech e RegTech tenham se popularizado, ainda não contam com consenso sobre seu significado. É comum se referirem à aplicação de tecnologias para desenvolvimento de soluções que modernizem o processo regulatório. Muitos as diferenciam em relação a para qual lado do processo a solução é desenvolvida: RegTech para empresas buscando conformidade e SupTech para reguladores buscando modernizar o processo de supervisão. Como não há consenso, tem quem use RegTech para os dois.

De qualquer forma, percebendo que tal mercado está crescendo com a transformação digital financeira, o Banco de Desenvolvimento da Ásia (ADB) lançou um estudo mapeando o cenário global e algumas das estratégias adotadas pelos países asiáticos. O material trata RegTech como soluções tecnológicas para o processo  de conformidade regulatórioa, com SupTech abrangindo o uso da tecnologia por autoridades regulatórias e unidades de inteligência financeira.

SupTech na Ásia: Iniciativas de Índia e Singapura chamam atenção do ADB

O material mostra como a Ásia, que despontou como um centro tecnológico no setor financeiro, tem se destacado no desenvolvimento de diversas iniciativas RegTech e SupTech.

Um dos destaques é o sistema RegTech Índia Stack. O sistema é complexo e possui quatro níveis, mas a título de exemplo contribui para a modernização do processo regulatório por ter  um sistema nacional de identificação biométrica que agiliza a confirmação da identidade, o que reduz custos e acelera processos de conferência de conformidade de requisitos como AML.  O sistema também permite a manutenção de cópias de documentos necessários para atender aos requisitos de KYC,.

Já em Singapura, a Autoridade Monetária (MAS) tem utilizado estratégias de SupTech e Regtech para avançar o ecossistema fintech da região, apostando na identificação digital (ID), governança de dados e plataformas de inovação. Em uma das suas iniciativas, o MAS lançou o sistema Apollo, uma ferramenta SupTech que automatiza a revisão de dados do comércio das empresas, aproveitando o uso de algoritmos e análises estatísticas para identificar negócios suspeitos e manipulação de mercado.

Assim, por meio desse sistema, o MAS pode supervisionar adequadamente essas negociações. Além disso, o projeto permite testes de cenários, auxiliando na priorização de casos e ajuste de estratégias.

Suptech e Regtech também ganham tração em outras economias asiáticas

Apesar de Índia e Singapura chamarem atenção com suas iniciativas de SupTech/RegTech, o mercado está avançando em outras economias da região, como Hong Kong e Tailândia.

Olhando para este último, o Banco da Tailândia está aproveitando um sistema de inteligência artificial SupTech para acelerar a compilação e análise de dados. Com o novo sistema, o Banco Central tailandês pode, rapidamente, compilar, categorizar e classificar os dados de fontes diversas, como agências públicas ou privadas, além de tornar mais seguro o compartilhamento com outros organismos governamentais e internacionais.

Essa estrutura agiliza a supervisão e organização, por exemplo, dos dados do Sistema de Informações sobre Gestão Fiscal do Governo (GFMIS) que conta com informações, anuais de mais 180.000 projetos. Esse processo é tarefa do Banco Central que e responsável por classifica-los de acordo com diretrizes do Fundo Monetário Internacional.

O documento da ADB ainda traz outras análises do crescimento do mercado de SupTech e RegTech na Ásia, com os destacados acima sendo apenas alguns dos principais. Mesmo assim, já são suficientes para demonstrar como a região está apostando no setor para garantir a continuidade do processo de inovação regulatória do sistema financeiro.

 

Veja também:

Riscos de tecnologia em nuvem? Banco Central da Malásia lança diretrizes para contorná-los

O que é Regtech e Suptech? Descubra os setores ditos como a nova fronteira para o sistema financeiro

Inteligência artificial está mudando o mercado financeiro: os benefícios são maiores que os riscos?

Inclusão financeira é prioridade para autoridades chinesas

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!