Busca avançada X

Áreas

Categorias

Ordernar por:

Reproduzir Mercado
Vídeos

A Competição no Sistema Bancário Brasileiro e Seus Efeitos

A literatura recente mostra que sistemas bancários pouco competitivos são um gargalo para o desenvolvimento do país. Gustavo Joaquim, doutorando do MIT, se aprofundou nos dados para mostrar os impactos reais disso para a sociedade em um estudo inédito.

O Instituto ProPague em parceria com a Stone realizou o evento Competição e Inclusão Financeira no dia 14 de agosto de 2019, que contou com 5 mesas de debate entre especialistas de diversos setores. Confira a programação completa.

Gustavo Joaquim, doutorando em economia no Massachusetts Institute of Technology (MIT), destacou que a avaliação sobre a concentração bancária que é feita no país não capta a complexidade e os efeitos desse fenômeno nas cidades brasileiras. Segundo ele, avaliar se há concentração deveria ser feito numa análise regional. Em contraste com os dados que são apresentados hoje no país, numa perspectiva nacional.

A importância de olhar para a concentração sob essa ótica está em poder entender quais os efeitos que a falta de competição nos municípios acarreta para o cidadão brasileiro. Alguns números impressionam, como o fato de que metade dos municípios do país tem apenas um banco privado. Isso torna a competição pela oferta de serviços financeiros praticamente inexistente.

O economista apontou que historicamente o país já tentou resolver o problema da concentração, com destaque para a política de crédito subsidiado. Essa política não prosperou, sobretudo porque esse crédito não foi para empresas que realmente precisam, dentre outros motivos.

Os caminhos para diminuir essa concentração local passam desde mudanças regulatórias, com melhores e mais segmentadas análises, até o fortalecimento da educação financeira para que os consumidores tenham maior capacidade de avaliar os produtos que estão sendo ofertados no mercado.

Assista o conteúdo completo e acompanhe as apresentações fazendo o download do arquivo abaixo:

Apresentação - Gustavo Joaquim Baixar os slides
Quer ficar por dentro das discussões?

Inscreva-se para receber atualizações.