Quais mudanças o LAB está causando no mercado? Reproduzir

Quais mudanças o LAB está causando no mercado?

No dia 17 de junho vamos conversar com José Alexandre Vasco sobre o Laboratório de Inovação Financeira (LAB) que tem apresentado propostas inovadoras em temas como finanças verdes, sandbox, crowdfunding, fintechs, entre outros.

O Laboratório de Inovação Financeira (LAB) é um fórum de interação multissetorial que reúne representantes do governo e da sociedade para promover as finanças sustentáveis no país.

Vamos conversar com o Superintendente José Alexandre Vasco para entender como se deu o surgimento do grupo e como sua natureza multi-stakeholder contribui para a inovação no sistema financeiro nacional.

O LAB foi criado pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), e tem parceria com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

O ProPague Talks tem como objetivo promover o debate sobre os assuntos atuais dentro do âmbito do Sistema Financeiro.

Transmissão ao vivo no canal do Instituto ProPague no Youtube.

17 de junho às 18h30.

Convidado:

José Alexandre Vasco: Superintendente de Proteção e Orientação aos Investidores da Comissão de Valores Mobiliários desde setembro de 2005, e servidor de carreira desde 1997.

Na Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO), desde 2016, é Chair do “Committee on Retail Investors” (C8/IOSCO), comitê permanente de políticas voltado à proteção do investidor de varejo. Integra a Global Financial Innovation Network (GFIN), sendo o representante da CVM na recém lançada “Task Force on Sustainable Finance” (IOSCO). É também membro da Rede Internacional de Educação Financeira (INFE) desde 2008 e, desde 2017, representa o Brasil no Advisory Board dessa rede. Propôs, e desde 2017 coordena, os trabalhos da World Investor Week (WIW) da IOSCO. É o ponto focal do Centro CVM/OECD de Educação e Letramento Financeiro para América Latina e Caribe, instituído em 2016.

Desde 2006, atua em projetos de proteção e educação financeira e do investidor, abrangendo finanças sustentáveis e inovação financeira a partir de 2017, com o lançamento do Laboratório de Inovação Financeira. É coordenador do Comitê Consultivo de Educação e do Núcleo de Estudos Comportamentais da CVM, que organiza, desde 2013, a Conferência de Ciências Comportamentais e Educação do Investidor. Coordenou o grupo de trabalho que redigiu a minuta de Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF (2007-2009) e o projeto piloto de educação financeira nas escolas (2009-2011).

Mestre e Bacharel em Direito pela UERJ, possui MBA em Finanças e Mercado de Capitais pela FGV/RJ. É Bacharel em Ciências Navais (Escola Naval).

Bem-vindo ao site do Instituto Propague. Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies. Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade.

Aceitar