Busca avançada X

Áreas

Categorias

Ordernar por:

Reproduzir Mercado
Vídeos

Uma Longa Jornada Para Inclusão Financeira

Um Sistema Financeiro competitivo e eficiente tem potencial para impactar o crescimento econômico e reduzir desigualdades. Vinicius Carrasco apresenta um panorama dos últimos anos do mercado brasileiro e suas apostas para garantir um futuro com maior inclusão.

O Instituto ProPague em parceria com a Stone realizou o evento Competição e Inclusão Financeira no dia 14 de agosto de 2019, que contou com 5 mesas de debate entre especialistas de diversos setores. Confira a programação completa.

Vinicius Carrasco, economista chefe da Stone, fechou o dia de evento destacando a importância do lançamento do Instituto ProPague como iniciativa para fomentar a pesquisa acadêmica sobre o Sistema Financeiro Brasileiro, bem como promover maior educação financeira na população. Segundo ele, são duas frentes cruciais para acelerar e contribuir com a mudança do sistema atual. 

Em sua apresentação, trouxe um panorama da literatura econômica destacando a importância de mercados competitivos para entregar mais valor para a sociedade. Apresenta que o setor financeiro está estrategicamente posicionado, sendo peça chave para aumentar a produtividade, elevar o salário e reduzindo desemprego, desde que seja mais competitivo e eficiente. 

O economista destacou que a chegada da tecnologia ao sistema financeiro é um movimento irreversível, tendo começado pelo mercado de pagamentos. Os efeitos dessa chegada foram a redução de preço e o aumento na penetração desse mercado no Brasil – extremamente positivos para os usuários. 

Esse, segundo ele, foi apenas um primeiro passo. Para que a competição chegue de fato ao Sistema Financeiro é necessário que novos players provejam serviços que estavam concentrados pela oferta dos bancos.

Nos próximos anos, o Sistema Financeiro terá diversas outras mudanças regulatórias por vir, como Open Banking e Fast Payments. Elas fomentarão ainda mais a competição através da tecnologia. Novos produtos, novos players e novos serviços surgirão.

Quer ficar por dentro das discussões?

Inscreva-se para receber atualizações.