Projeção da Vacinação no Brasil e Impactos sobre a Pandemia – 2ª edição (Economic Research)

Análise da evolução da vacinação no Brasil sugere menor risco de falta de doses, chama atenção para queda da produtividade da imunização em maio e indica quais estados estão sendo mais eficientes na distribuição das doses.
Projeção da Vacinação no Brasil e Impactos sobre a Pandemia - 2ª edição (Economic Research)
Data
Autor
Instituto Propague
Produto
Compartilhar

Com o intuito de dar continuidade ao acompanhamento da curva de vacinação no Brasil, motivados pelo reconhecimento de que a retomada econômica depende do controle da pandemia, o time de Economic Research da Stone, em parceria com o Instituto Propague, fez uma segunda edição do estudo de projeções da vacinação no Brasil para 2021 considerando as  mudanças de cenário no último mês. 

O relatório traz uma atualização das estimativas sobre o ritmo diário da vacinação no Brasil até o final do ano. Na edição anterior, os resultados mostravam que a maior dificuldade para avançar a imunização era o número de doses disponíveis. Na atual, o principal problema se mostrou a queda na velocidade da vacinação. 

A partir desses diagnósticos, o relatório indica que, mantendo as entregas previstas, o Brasil vacinará com a primeira dose 93% da população com mais de 18 anos até o dia  27 de setembro. Esse percentual equivale a 70% da população total do país. 

Assim, terminaremos 2021 com cerca de 78% da população com mais de 18 anos completamente imunizada, o equivalente a 58,6% da população total. Esta previsão é para o país todo, estados e municípios que conseguirem aplicar mais rapidamente as doses recebidas podem conseguir concluir a vacinação com maior antecedência.

O relatório também mostra quantitativamente o ritmo da vacinação em cada estado, concluindo que os mais eficientes, até o momento, são Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte, em contraposição a Amazonas, Roraima e Acre.

O relatório faz uso dos microdados de vacinação disponibilizados pelo Ministério da Saúde e conta com um minucioso trabalho de tratamento das informações para corrigir problemas nos registros dos dados, que são marginais e não afetam as análises como um todo.

Para conferir o estudo e as projeções, baixe o relatório completo e gratuito abaixo.

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!