Open investment: como funciona e quais são os benefícios?

A abertura do mercado de investimentos é mais uma etapa para a consolidação do Open Finance no Brasil. Por meio dela, o mercado espera vantagens como maior variedade, incentivo à inovação e a conquista de novos públicos.
Open investment: como funciona e quais são os benefícios?
Data
Autor
Equipe Propague
Produto
Compartilhar

Assim como o Open Banking e o Open Insurance, o Open Investment é mais uma peça-chave do Open Finance, ecossistema que reúne em um mesmo local várias iniciativas de digitalização e inovação em serviços financeiros, como contas bancárias, seguros, previdência e investimentos. Para isso, utiliza-se uma ampla base de dados compartilhada entre as instituições financeiras participantes.

Igualmente aos outros dois componentes das finanças abertas, o Open Investment é mais uma solução ofertada por esse novo cenário do mercado financeiro no Brasil, que, certamente, trará impactos positivos para o bolso do consumidor. Afinal, prevê especificamente o compartilhamento de dados relativos a investimentos, promovendo a total abertura desse mercado.

A presença da área de investimentos já era vislumbrada desde que o Open Banking, primeira etapa em direção ao Open Finance, foi implementado em dezembro de 2020. Contudo, sendo aguardada somente para a quarta fase, iniciada em março de 2022. E, ao que tudo indica, seguirá calendário similar ao da implantação do Open Insurance, devendo estar em plena operação em dezembro de 2022.

Mas afinal, como o Open Investment funciona e que benefícios o mercado aberto de investimentos poderá trazer para quem economiza e aplica o seu dinheiro? Confira a seguir a nossa explicação!

Funcionamento do Open Investment

Primeiramente, é preciso deixar claro que o compartilhamento de informações relacionadas a investimentos, assim como ocorre no Open Banking e no Open Insurance, também depende da autorização do cliente.

Dessa forma, a privacidade estará assegurada, pois as informações só serão reveladas se ele quiser, no momento que achar conveniente e para as instituições financeiras de sua livre escolha. Por exemplo: se um determinado cliente tem uma carteira de investimentos no banco X e deseja compartilhar os dados financeiros referentes a ela com o banco Y, ele procede então com a autorização.

Uma vez autorizado, o banco Y pode, a partir da análise do histórico de aplicações desse cliente no banco concorrente, oferecer novas opções de investimentos, talvez por meio de produtos personalizados e certamente com taxas mais atraentes, resultando em melhores retornos.

Nesse processo, assim como em todos os demais serviços que integram o Open Finance, o Open Investment se vale das APIs (sigla em inglês para Interface de Programação de Aplicação). As APIs, por sua vez, padronizam a partilha de dados entre as instituições participantes do Open Investment e conferem segurança ao processo.

Ademais, as regras para esse compartilhamento são definidas pelos órgãos reguladores, neste caso, o Banco Central (BC) e a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

Produtos financeiros contemplados e etapas de implantação

Entre os produtos disponíveis, estes foram os incluídos no Open Investment:

  • Certificados de Depósitos Bancários – CDBs;
  • Certificados de Recebíveis Imobiliários – CRIs;
  • Certificados de Recebíveis do Agronegócio – CRAs;
  • Cotas de fundos de investimento;
  • Cotas de fundos de índices listados em bolsas de valores;
  • Debêntures;
  • Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio – LCIs e LCAs
  • Recibos de Depósito Bancário – RDBs; e
  • Títulos públicos do Tesouro Direto.

Além disso, para garantir uma abertura segura e orientada, a implantação do Open Investment foi dividida em três fases:

1ª etapa – dezembro de 2021

Disponibilização dos dados, como identificação dos produtos, taxas e validade de cada instituição financeira participante.

2ª etapa – junho de 2022

Clientes autorizados a compartilhar seus dados, como produtos e volumes aplicados.

3ª etapa – dezembro de 2022

Neste momento, poderão ser compartilhados dados de transações dos clientes.

Benefícios do Open Investment

Entre os benefícios esperados com a implementação do Open Investment, as grandes apostas estão na garantia de maior autonomia do cliente, o incentivo à inovação e novos produtos derivados e maior acesso ao mercado financeiro.

É previsto que os usuários tenham maior liberdade de compartilhar seus dados com quem desejarem, além de poderem tirar proveito dos aplicativos agregadores que devem surgir para centralizar contas, efetuar pagamentos e administrar investimentos, mesmo que de bancos diferentes.

Além disso, seguindo o principal propósito do Open Investment, a expectativa de abertura é aumentar a competição entre as instituições financeiras. Dessa maneira, os participantes tendem a investir na inovação ao ofertar novos produtos e mais benefícios ao consumidor, como opções para diversos perfis de investidores, taxas mais atrativas, entre outras vantagens.

E, por conta da maior competitividade do mercado, as instituições financeiras terão que captar quem ainda não investe em ativos, expandindo o acesso e interação do mercado financeiro.

Além destas grandes conquistas projetadas, o Open Investment ainda promete simplificar as transações em investimentos, assim como o acompanhamento das movimentações financeiras, mesmo que em várias instituições, em um mesmo lugar, provavelmente em um único aplicativo.

Com essa melhor experiência do usuário e relacionamento com sua instituição financeira, também é esperado que o Open Investment impacte na melhoria da gestão de risco das carteiras de investimentos pessoais, uma vez que os clientes terão mais liberdade para avaliar taxas e custos, podendo fazer comparativos de forma mais simples, ágil e totalmente digital.

 

Veja mais:

Open Insurance e Open Investment: entenda os projetos além do Open Banking

Open Banking e a evolução para o Open Finance

Como funciona o Open Finance para o consumidor?

Open Finance: flexibilidade e governança são a chave para o sucesso da operação

Open Finance no Brasil supera projeções

 

Confira também:

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!