Portabilidade e Open Finance: a transformação do mercado bancário através da competição

Open Finance pode reduzir burocracias e agilizar o processo da Portabilidade, tornando-a mais acessível, segura e conveniente para os consumidores. Entenda como!
Carta Propague - Portabilidade e Open Finance a transformação do mercado bancário através da competição
Data
Autor
Equipe Propague
Produto
Compartilhar

Você sabia que o Open Finance pode ser um catalisador para melhorar as condições do instrumento de Portabilidade no Brasil?

Ao examinarmos quatro categorias específicas de Portabilidade no Brasil – crédito, salário, investimentos e voucher -, conseguimos identificar quais são os principais obstáculos que podem estar dificultando a adesão a essas modalidades e quais os espaços para inovação e modernidade.

É nesse momento que o Open Finance surge como uma ferramenta eficaz para superar esses desafios. Ele se apresenta como um aliado, simplificando o processo e estimulando um sistema financeiro competitivo e transparente.

A proposta é integrar o Open Finance à Portabilidade para aprimorar significativamente os procedimentos no Brasil, possibilitando, inclusive, que o país se destaque internacionalmente como referência em eficiência e inovação no mercado financeiro.

Essa carta se propõe a analisar quais são os gargalos para a adesão da Portabilidade e explicitar as possíveis soluções com o Open Finance.

Baixe agora!

Você irá entender:

  1. O que são switching costs e assimetria de informação e como isso gera barreiras à competição no sistema financeiro;
  2. Portabilidade no Brasil: diferentes modalidades e possíveis aprendizados entre elas;
  3. O Open Finance como ponto de partida para a evolução da Portabilidade;
  4. A coordenação entre Portabilidade e Open Finance no Brasil: um caminho alternativo.

E muito mais!

Leia também: O guia completo sobre Portabilidade de Crédito: conceito, cenários e evolução

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!