Mercado de Crédito: os impactos da desaceleração do 1º Semestre 2023

O Mercado de Crédito enfrenta desafios devido à política monetária restritiva, resultando na desaceleração do crescimento das carteiras de crédito tanto para pessoas físicas quanto jurídicas ao longo do 1º semestre de 2023.
Mercado de Crédito: os impactos da desaceleração do 1º Semestre 2023
Data
Autor
Instituto Propague + Stone
Produto
Compartilhar

A política restritiva mantida ao longo do primeiro semestre de 2023 impactou o mercado de crédito para pessoas físicas e jurídicas. Os efeitos incluem a desaceleração do crescimento e aumento da inadimplência.

Há expectativas de melhora no segundo semestre devido ao afrouxamento da política de juros a partir de agosto, mas isso dependerá de diversos fatores e da velocidade de resposta do mercado. Portanto, a melhora não é garantida, e o resultado para o final do ano dependerá de nova  avaliação.

É o que aponta a nova edição do nosso relatório do Mercado de Crédito em dados do 1º semestre de 2023, em parceria com o time de Economic Research da Stone.

Alguns destaques são:

  • O impacto da política monetária contracionista  tanto sobre  pessoas físicas como jurídicas;
  • O aumento na inadimplência;
  • O mercado de pessoa física mais afetado pela desaceleração.
Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!