Prevenção de fraude: reconhecimento de identidade pode ser um caminho

A utilização de tecnologias como o reconhecimento de identidade tem o potencial de melhorar a prevenção de fraudes financeiras, fornecendo uma defesa proativa e eficaz contra golpes cibernéticos em um cenário digital em constante evolução.
Prevenção de fraude: reconhecimento de identidade pode ser um caminho
Data
Autor
Morgana Tolentino
Produto
Compartilhar

Em 2023, assim como nos anos anteriores, a prevenção de fraudes no sistema financeiro foi um assunto muito abordado e a tendência é que se mantenha em 2024. A crescente digitalização e a evolução de outras tecnologias faz com que os golpes cibernéticos se tornem cada vez mais sofisticados, dificultando os processos de prevenção. 

Um possível caminho para o combate às fraudes no ambiente das finanças é considerar soluções baseadas em reconhecimento de identidade. De acordo com o relatório Veriff Identity Fraud 2024, houve um aumento de 20% dos golpes em 2023, com destaque para o setor de pagamentos que teve um crescimento de 54% no período. Posto isso, a prevenção de fraudes aparece de forma recorrente como uma das principais preocupações das instituições financeiras.

O último ano também ficou marcado pelo alerta de que as fraudes estão se tornando cada vez mais refinadas, sobretudo porque os cibercriminosos estão utilizando novas tecnologias, como a Inteligência Artificial (IA). Para 83% das instituições financeiras, o ritmo de evolução das estratégias de fraudes é mais rápido do que elas conseguem acompanhar, conforme o estudo Faces of Fraud 2023.

Nas fraudes, a inteligência artificial pode ser usada, por exemplo, para identificar vulnerabilidades no sistema de segurança ou para mascarar uma interação de modo que ela pareça mais real. Por outro lado, a própria IA também pode ser um dos principais aliados no combate aos golpes. Então, a questão é: como usar essa tecnologia para ter mais eficiência na prevenção de fraudes? Soluções voltadas para reconhecimento de identidade podem ser a resposta.

Autenticação da identidade

Atualmente, os principais modelos de prevenção de fraudes no sistema financeiro concentram-se no monitoramento das transações para a detecção de golpes. Ou seja, monitora-se o padrão de transação para identificar movimentações estranhas, como aumento no volume ou investimentos com perfil não correspondente ao do investidor. 

Uma possibilidade de abordagem para garantir efetivamente a prevenção da fraude – identificar a ação antes que ela chegue a ocorrer – seria focar na identidade do titular da operação.

Entretanto, esse modelo identifica a ação fraudulenta já ocorrida ou já em processamento. Uma possibilidade de abordagem para garantir efetivamente a prevenção da fraude – identificar a ação antes que ela chegue a ocorrer – seria focar na identidade do titular da operação. 

Esse modelo estimula não só o desenvolvimento de melhores soluções de autenticação de identidade, para garantir que é o verdadeiro cliente que está ordenando a transação, mas também o desenvolvimento de modelos para identificar a identidade falsa na tentativa de entrada no sistema. Isso evitaria a fraude de forma rápida e possibilitaria o rastreamento da tentativa de golpe para identificar a pessoa por trás da ação criminosa.

Assim, os modelos de prevenção de fraudes centrados na identidade aumentam o foco na identificação de golpes direto na entrada. Dessa forma, tornam o combate a estes crimes mais eficiente e contribuindo com a identificação do cibercriminoso responsável pelo ataque.

 

Morgana Tolentino é pesquisadora do Instituto Propague e doutoranda em economia pela UFRJ.

@instpropague Identidade Digital: uma possível solução para a prevenção de fraudes financeiras #biometria #tecnologia #golpe ♬ som original – Instituto Propague

Veja mais:

Brasileiros se preocupam mais com segurança de dados em comparação à média global

A Inteligência Artificial como bem de utilidade pública: um imperativo global

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!