Tecnologia financeira mira em segurança para conter ameaças cibernéticas

Inovações tecnológicas têm sido o grande foco dos bancos e empresas financeiras com o objetivo de gerenciar riscos, principalmente os advindos dos golpes digitais, que crescem à medida que a economia se digitaliza.
Tecnologia financeira mira segurança à medida que ameaças cibernéticas crescem
Data
Autor
Equipe Propague
Produto
Compartilhar

Otimização de custos, aumento da eficiência e crescimento sempre foram as grandes prioridades das organizações. Contudo, com a digitalização cada vez mais crescente na economia, o gerenciamento de riscos, como as ameaças cibernéticas, também passou a fazer parte das estratégias de negócios. Ainda mais quando se fala de serviços financeiros, alvo constante dos cibercriminosos. Nesse sentido, as inovações tecnológicas têm sido grandes aliadas para bancos, fintechs e demais instituições.

Segundo preveem os analistas da Gartner, empresa de pesquisa e consultoria no ramo da Tecnologia da Informação (TI), os desembolsos com TI por empresas de serviços financeiros deverão crescer em torno de 6% em 2022, alcançando US$ 623 bilhões globalmente. De acordo com eles, juntamente com a implementação de soluções tecnológicas amplamente consolidadas, o investimento contempla ainda as tendências em tecnologia financeira já previstas para os próximos dois ou três anos.

O que faz todo sentido quando se olha para os resultados das pesquisas sobre detecção de ameaças digitais. Uma das mais recentes, divulgada pela ESET, uma das líderes no setor, analisou o cenário em todo o mundo ao longo dos três primeiros meses de 2022 e as descobertas são alarmantes.

América Latina no alvo dos cibercriminosos

A publicação ESET Threat Report 2022 (Relatório de Ameaças ESET 2022, na tradução direta) descobriu, por exemplo, que a América Latina é um dos alvos majoritários de malwares bancários e trojans na atualidade.

Nesse cenário, o que mais chama a atenção é que os mercados do Brasil e do México se apresentam como os mais visados pelos cibercriminosos com o intuito de roubar credenciais de usuários. Vale ressaltar que, nesse momento, a digitalização financeira no Brasil caminha a passos largos, sobretudo devido ao Pix e a consolidação do Open Finance, o que tende a agravar esse contexto.

Ao mesmo tempo, a pesquisa também avaliou o avanço das ameaças nos dispositivos móveis. Conforme o relatório, novos malwares bancários, variantes ou vetores de distribuição foram descobertos no sistema operacional Android nos países latino-americanos.

E embora o levantamento não tenha detectado números expressivos para o sistema macOS na região, em contrapartida, Estados Unidos, Japão, Reino Unido, África do Sul e França lideram o ranking de ameaças cibernéticas por meio de trojans e malwares bancários.

Segurança e tecnologia nunca andaram tão próximas como agora, quando se observa o que acontece no mercado de tecnologia financeira visando a segurança do sistema.

Tendências em tecnologia financeira para 2022

No âmbito da segurança de dados, soluções como o gerenciamento de identidade, assessment e autenticação de dois fatores, por exemplo, já são relativamente conhecidas, entretanto, as tendências em tecnologia financeira não param de aparecer com o objetivo de garantir a segurança das transações.

De acordo com recente levantamento da Gartner, a Computação de Aprimoramento de Privacidade (PEC na sigla em inglês), Inteligência Artificial (IA) Generativa e Sistemas Autônomos são as três grandes tendências tecnológicas que devem ganhar popularidade nos serviços financeiros em 2022, devendo crescer nos próximos três anos.

A primeira delas, a PEC, tem como premissa proteger dados pessoais processados em ambientes que não sejam confiáveis. Afinal, isto é cada vez mais crítico levando-se em consideração a implementação das leis de privacidade e proteção de dados e o crescente receio dos consumidores.

Esse conceito reúne uma série de técnicas para proteger a privacidade, permitindo que os dados sejam extraídos atendendo aos requisitos de conformidade. Até porque, no campo dos serviços financeiros, os dados são essenciais para a computação, análise e monetização. Dessa forma, seu uso cresce nos casos de análise de fraudes, compartilhamento de dados, operações de inteligência e na prevenção da lavagem de dinheiro.

Com relação à Inteligência Artificial generativa, ela pode ser usada no mercado financeiro na detecção de fraudes, geração de dados sintéticos, modelagem de fatores de risco e previsão de negociação. Além disso, a tecnologia tem grande potencial de uso na personalização dos serviços.

Ainda entre as tendências em tecnologia financeira, os Sistemas Autônomos são soluções que aprendem com seus ambientes e desenvolvem um conjunto eficiente de recursos tecnológicos que contemplam requisitos e situações novos. Assim, aumentam o desempenho e defendem contra eventuais ataques sem a necessidade de intervenção humana.

 

Leia mais:

Fraudes financeiras seguem como grande desafio para a digitalização

Cibersegurança: Bancos apostam na educação digital para evitar fraudes

Fraudes em pagamentos saltam 70% com aumento das transações online

Fraudes: como evitar através da segurança de autenticação

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!