Competitividade no SFN e crescimento das fintechs

Banco Central reporta mudanças no cenário de competitividade do SFN. No segundo episódio de uma série de três que faremos sobre o REB, desdobramos resultados relacionados à competição, rentabilidade e ecossistema de fintechs.
Data
Autor
Instituto Propague
Produto
Compartilhar

No segundo episódio da série sobre o Relatório de Economia Bancária (REB), o assunto é competitividade no Sistema Financeiro Nacional (SFN). O cenário mapeado pelo Banco Central aponta resultados como a continuidade na queda da concentração do mercado de crédito tanto para pessoas físicas como jurídicas e a redução das participações dos principais bancos públicos. Além disso, também foi reportado o crescimento do ecossistema de fintechs. 

No Cashless dessa semana, analisamos esses e outros resultados relacionados à competitividade no SFN a partir do que foi reportado pelo Banco Central, com destaque para a relação destes com os reflexos da pandemia na economia brasileira e para as novas movimentações das fintechs no mercado. 

Ouça o episódio no Spotify.

Apresentadores:

  • Carlos Ragazzo – Presidente do Conselho do Instituto Propague, Professor da FGV Rio e ex-conselheiro do CADE
  • Bruna Cataldo – Pesquisadora do Instituto Propague e doutoranda em economia

Confira outros conteúdos do Propague:

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!