As tendências de pagamentos estão mudando a forma de consumo?

As tendências do mercado de pagamentos vêm sendo influenciadas por diversos fatores, como as novas tecnologias, por exemplo. Aliás, a possibilidade de variedade na escolha é um dos principais motores do comércio eletrônico, atraindo consumidores e promovendo a fidelização.
Pagamentos: como as tendências do mercado influenciam as diferentes gerações de consumidores
Data
Autor
Equipe Propague
Produto
Compartilhar

As carteiras digitais e novos métodos de pagamentos estão ganhando popularidade mundo afora. Esse cenário é influenciado não apenas pelo tipo de tecnologia, mas também pelo fator geracional. Utilizar uma ou outra forma de pagamento ou mesmo ter o hábito de diversificar-las varia, principalmente, devido a fatores como idade e a confiança depositada na forma de aquisição, além da renda e do estilo de vida.

De acordo com estudos recentes,  a possibilidade de escolha é um dos principais impulsionadores do comércio eletrônico, sendo capaz de atrair o consumidor, ajudar a criar laços e promover a sua fidelização, torna-se fundamental oferecer diferentes formas de pagamentos para as mais variadas transações.

Carteiras digitais se destacam entre os métodos de pagamentos 

Para se ter uma ideia, embora os cartões de crédito convencionais ainda sejam os mais lembrados, os novos meios de pagamentos já fazem parte do cotidiano dos consumidores. Entre eles, se destacam as carteiras digitais. É o que revela a Pesquisa Global Insights da Serasa Experian, feita com seis mil pessoas e duas mil empresas de 20 países, com o objetivo de entender como é a interação online do consumidor com as marcas.

De acordo com o estudo, 87% dos brasileiros ouvidos julgam as carteiras digitais seguras, índice bem superior ao identificado a nível global que aponta que 72% dos consumidores creem que esse meio é seguro. Por representarem os cartões físicos, elas desobrigam o uso das carteiras físicas e podem ser usadas por meio de dispositivos móveis tanto para compras online como offline. E, além disso, permitem fazer pagamentos por aproximação.

Assim, por conta dessas vantagens, não é de se estranhar que, ainda segundo o estudo, 62% dos usuários globais afirmaram que usaram carteiras digitais ao longo dos últimos seis meses. Contudo, no Brasil, esse número foi maior, chegando a 67%.

“As carteiras digitais tornam a jornada do consumidor mais simples, ágil, segura e sem atritos. Isso é importante, pois a pesquisa também revela que os consumidores almejam uma experiência online positiva e que os principais quesitos para isso são a segurança e a conveniência ao acessar produtos ou serviços”, disse Caio Rocha, head de Produtos de Verificação de Identidade e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, ao comentar a pesquisa.

Aplicativos e QR Codes também são bem avaliados

Além dos indicadores positivos em relação às carteiras digitais, o estudo destaca também como os aplicativos de comércio eletrônico e QR codes obtiveram boas avaliações quando se observa as tendências, evolução das expectativas e experiências do consumidor na era digital.

Considerando o usuário brasileiro, o estudo revela que 87% dos entrevistados declararam que têm confiança nos aplicativos de e-commerce para efetuar suas compras online. Mais uma vez, índice superior ao observado no cenário global, onde o número cai para 65%.

Outro ponto que merece atenção na pesquisa é a confiança dos usuários em pagamentos realizados através de QR Codes. Em solo brasileiro, 82% dos consumidores ouvidos se dizem seguros ao utilizá-los para pagar. Contudo, a média internacional ficou em apenas 65%.

Diversificação dos meios pagamentos

Além da tecnologia, a geração dos consumidores também é um fator com influência na escolha do método de pagamento. Quanto menor é a idade, maior é a diversificação, aponta a edição de junho de 2022 da série de estudos da PYMNTS “Digital Economy Payments: How Consumers Pay In The Digital World” (Pagamentos na economia digital: como os consumidores pagam no mundo digital na tradução direta).

A publicação dividiu os consumidores em três grupos: alta diversificação de pagamentos, leve diversificação de pagamentos e baixa diversificação de pagamentos. Cada grupo tem atributos únicos e prioriza a diversificação de pagamentos de forma diferente, influenciada por uma série de fatores, desde idade até renda e estilo de vida.

Aqueles que exibem alta diversificação de pagamentos são tipicamente grupos mais jovens e com ganhos maiores, como os millennials e millennials de ponte um pouco mais velhos (geração caracterizada por ser a ponte entre os migrantes digitais e os nativos digitais), com uma taxa de 25%. Portanto, esses grupos lideram  no que diz respeito à busca e ao  uso de diferentes métodos de pagamento.

De acordo com o estudo, “a idade e o estilo de vida financeiro são os fatores mais fortes que influenciam seu nível de diversificação de métodos de pagamento. Após os millennials com alta diversificação de pagamentos, os membros da Geração Z (com 18%) e os consumidores da Geração X (com 15%) têm a segunda maior concentração de consumidores nesse grupo. Apenas 6,9% dos baby boomers e idosos têm alta diversificação de pagamentos.

Ainda entre as descobertas, os consumidores com alta diversificação de pagamentos usam, em média, cinco métodos de pagamentos. Já o grupo de consumidores com leve diversificação de pagamentos usa quase três e ,a categoria de baixa diversificação de pagamentos, emprega apenas 1,7 métodos de pagamento em média.

 

Veja também:

Mercado de pagamentos: o que é e como funciona?

Pagamento por aproximação conquista a preferência do consumidor

Meios de pagamentos: Pix e cartões se destacam e aumenta uso da maquininha de cartão 

O futuro dos pagamentos: quais são as tecnologias que irão revolucionar o setor financeiro?

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!