Cidadania Financeira: estratégias para a popularização da Agenda BC#

Na 4ª Carta Propague, mostramos o avanço da inclusão e da educação financeira no Brasil e no mundo e como o Banco Central promove cidadania financeira para impulsionar a Agenda BC#.
Cidadania Financeira: estratégias para a popularização da Agenda BC#
Data
Autor
Equipe Propague
Produto
Compartilhar

O Banco Central reconhece que a educação financeira e a inclusão no sistema financeiro são diretrizes essenciais para uma população capacitada financeiramente. Por isso, em 2021, lançou o novo Relatório de Cidadania Financeira no qual aponta os avanços do Brasil nas estratégias para desenvolvimento dessa frente de atuação.

Na Carta, você vai entender:

  • A relevância da inclusão e da educação financeira para o sucesso da Agenda BC#;
  • As principais estratégias de promoção dessas iniciativas no cenário internacional;
  • O posicionamento do Brasil frente aos projetos de inclusão e educação financeira;
  • Os desafios do país em expandir a digitalização.

Foi possível identificar que o Brasil acompanha as recomendações da OCDE e demais organismos internacionais atuantes, apresentando projetos promissores – ainda em estágio inicial – que abraçam a maioria das principais estratégias de cidadania financeira ao redor do mundo.

Após o sucesso do Pix como estratégia de inclusão financeira, alguns desafios identificados para o curto prazo foram: a necessidade do Brasil em garantir infraestrutura para maior avanço das políticas de inclusão já consideradas de sucesso, e avançar na diversificação das ações de educação financeira da população, considerando os diferentes grupos socioeconômicos e suas limitações de acesso digital, indo além do atual foco em jovens e escolas.

Veja também:

Ficou interessado?
Inscreva-se para baixar o livro!
Termo de Aceite(obrigatório)
Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!