Ebook: Inclusão financeira e o perfil dos excluídos no Brasil

Pesquisa sobre inclusão financeira realizada em parceria com o Grupo de Direito, Economia e Concorrência (GDEC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A partir de trabalhos estatísticos com dados da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), o trabalho fomenta o debate sobre o sistema financeiro e inclusão social. Garanta já o seu ebook!
Ebook: Inclusão financeira e o perfil dos excluídos no Brasil
Data
Autor
Instituto Propague
Produto
Compartilhar

O Instituto Propague estabeleceu uma parceria com o Grupo de Direito, Economia e Concorrência (GDEC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) a fim de fomentar estudos sobre os impactos do sistema financeiro na sociedade. O resultado da parceria é este ebook sobre inclusão financeira no Brasil.

O GDEC tem como foco estudar Defesa da Concorrência e Regulação Econômica no Brasil e no mundo a partir de uma ótica multidisciplinar que engloba a Economia e o Direito.

A pesquisa inédita trata da inclusão financeira através de uma investigação sobre as relações entre as características das famílias, o acesso à internet e o perfil de consumo de produtos de pagamento e bancários. A análise estatística foi feita com os dados da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF).

O tema é de grande relevância e o trabalho traz insights sobre o perfil dos excluídos, contribuindo para o avanço do debate público não só sobre o sistema financeiro, mas sobre inclusão social de uma forma mais ampla.

Não perca a oportunidade de acessar o conteúdo de forma gratuita!

Autores

Eduardo Pontual Ribeiro

Doutor e Mestre em Economia pela University of Illinois, Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Professor Titular da UFRJ e Coordenador do Grupo de Pesquisa em Direito, Economia e Concorrência (GDEC). Pesquisador do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Trabalhou no CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) como Vice-Economista-Chefe, Economista Chefe e Conselheiro no Tribunal.

Camila Cabral Pires-Alves

Doutora e Mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduada em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora Adjunta da UFRJ e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Direito, Economia e Concorrência (GDEC). Trabalhou no CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) como Economista-Chefe Adjunta e Economista-Chefe.

João Luiz Pondé

Doutor e Mestre em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas, Graduado em Economia pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é Professor Associado da UFRJ.

Luiz Carlos Delorme Prado

Doutor em Economia pelo Queen Mary College, University of London, Mestre em Engenharia de produção pela COPPE-UFRJ. Atualmente é Professor Adjunto da UFRJ. Trabalhou como conselheiro do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e foi Presidente do Conselho Federal de Economia.

Gustavo Henrique Costa Barbosa

Mestrando em Economia na UFRJ e graduado em Relações Econômicas Internacionais pela UFMG.

Webinar Cidadania e Inclusão Financeira: diagnóstico e políticas

Em março de 2021, organizamos um evento para discutir os conceitos de cidadania e inclusão financeira, quais os principais fatores que dificultam o acesso aos serviços financeiros no Brasil e como o Banco Central promove e monitora a cidadania financeira.

Os autores deste ebook apresentaram os resultados da pesquisa com um diagnóstico da exclusão financeira na última década. Além disso, tivemos a presença do Arnaldo Vitaliano, Chefe da Divisão de Estudos e Monitoramento no Departamento de Promoção da Cidadania Financeira do BC, trazendo a perspectiva do Banco Central, apresentando a agenda de Cidadania Financeira do BC e algumas medidas que este vem desenvolvendo para promover o melhor aproveitamento dos serviços financeiros por parte dos cidadãos brasileiros.

Assista na íntegra:

Ficou interessado?
Inscreva-se para baixar o livro!
Termo de Aceite(obrigatório)
Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!