Entenda as consequências das sanções econômicas na Rússia

Com as fortes sanções econômicas na Rússia, existe uma preocupação da economia mundial no longo prazo. No episódio do cashless explicamos as principais discussões.
Data
Autor
Equipe Propague
Produto
Compartilhar

A invasão na Ucrânia trouxe, além do conflito armado, fortes sanções econômicas contra a Rússia, como a exclusão do sistema SWIFT. Além de todas as consequências ao sistema financeiro internacional tradicional, os debates envolvendo criptomoedas aumentaram por ser uma possível alternativa usada pela Rússia para minimizar os impactos das sanções.

No cashless desta semana, trouxemos a discussão sobre quais podem ser as principais consequências das sanções econômicas na economia mundial.

Falamos no episódio sobre o que é o sistema SWIFT e porque a exclusão e outras sanções econômicas podem levar a graves consequências, como o impacto inflacionário e o choque de liquidez no mundo. Além disso, abordamos a crescente discussão sobre criptomoedas como uma forma de fugir do impacto das sanções. 

Assista agora:

Apresentadores:

Carlos Ragazzo – Presidente do Conselho do Instituto Propague e professor da FGV-Rio.

Bruna Cataldo – Pesquisadora do Instituto Propague e doutoranda em economia.

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!